Construção de viaduto está paralisada desde agosto

Elevado próximo ao Clube Tupynambás está com as obras paradas após ter sido constatada a necessidade de um novo processo licitatório; previsão é de retomadas dos trabalhos em janeiro


Por Michele Meireles

16/12/2018 às 07h00- Atualizada 17/12/2018 às 08h12

A construção do Viaduto Engenheiro Renato José Abramo, entre os bairros Santa Teresa de Poço Rico, será retomada em janeiro, de acordo com a Secretaria de Obras. Os trabalhos no local estão interrompidos desde agosto, quando foi necessário promover um novo processo licitatório para trabalhos complementares da estrutura, que envolve a fundação de terra armada e modificações do projeto dos acessos. As propostas desta licitação foram conhecidas no último dia 5, quando a empresa Paineira Engenharia se consagrou vencedora do certame.

Obras-viaduto-Augusto-Franco
Alça do viaduto Augusto Franco, elevado entre a Avenida Brasil e a Praça Antônio Carlos, na região central da cidade (Foto: Fernando Priamo)

De acordo com a Secretaria de Obras, após a fundação de terra, será feito outro serviço, que foi incluído ao projeto inicial, que é uma obra de drenagem na Rua Osório de Almeida. O objetivo é minimizar problemas de alagamentos na via. O viaduto já está com 80% das obras concluídas, toda estrutura está finalizada, faltando apenas a construção dos acessos e pavimentação, entre outros acabamentos. Conforme a Secretaria de Obras, ainda não é possível determinar prazo para o término dos trabalhos, já que eles dependem das condições climáticas para serem executados.

A construção do viaduto teve início em 2016 e seu principal objetivo é ligar as ruas Tenente Coronel Delfino Nonato, Romeu Arcuri e Osório de Almeida, em ambos os sentidos de circulação. Desta forma, a Prefeitura pretende melhorar a fluidez, permitindo que veículos que estão na Avenida Brasil cheguem à Zona Sul de Juiz de Fora, através da Conexão Sul, que já interliga o Poço Rico ao Bom Pastor.

O elevado conta com duas pistas, de 3,5 metros de largura, que transpõem a linha férrea na altura da Rua Cláudio Martins Chaves, no Poço Rico, cada qual com 150 metros de comprimento, além da passarela.

Obras seguem na região central

Outra obra em andamento é da alça do Viaduto Augusto Franco, elevado entre a Avenida Brasil e a Praça Antônio Carlos, na região central da cidade. Na última semana, segundo a Secretaria de Obras, foi iniciada a concretagem do acesso que unirá o viaduto à Rua Ângelo Falci, em direção à Avenida Francisco Bernardino, próximo à Praça da Estação. Conforme a pasta, esta foi a primeira etapa do processo de ligação entre as estruturas.

LEIA MAIS:

Construção da alça do viaduto Augusto Franco entra em nova fase

Obras na alça do viaduto Augusto Franco avançam

A segunda etapa, de acordo com a pasta, será a colocação de pré-laje, pista de rolamento em concreto armado e vigas entre todos os pilares. Será feita também a demolição do passeio existente, para junção das estruturas, que será a terceira e última etapa da intervenção. A Secretaria de Obras informou que após os trabalhos finalizados, será possível fazer a pista de rolamento e, consequentemente, as passagens de pedestres e acabamentos.

A Prefeitura aposta que a alça facilitará o acesso à Avenida Francisco Bernardino, para quem vem da Avenida Brasil e, desta forma, desafogar o trânsito no entorno da Praça Antônio Carlos.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.