Estrada de Conceição de Ibitipoca tem acesso prejudicado após chuvas
Município de Santa Rita do Ibitipoca também enfrenta problemas com as chuvas dos últimos dias
Pouco mais de uma semana após a Tribuna publicar que os moradores de Conceição do Ibitipoca, a 90 quilômetros de Juiz de Fora, estavam reivindicando melhorias na estrada que dá acesso ao vilarejo, novos registros de carros atolados na lama, formada pelas chuvas dos últimos dias, foram enviados à redação.
Na manhã desta quarta-feira (21), um caminhão, que seria da Prefeitura de Lima Duarte, cidade que administra parte da rodovia, ficou preso na LMG-871, que está com acesso precário em função do lamaçal que se formou em diversos pontos. Também na quarta, um ônibus, que faz a linha Lima Duarte/Ibitipoca, ficou preso no percurso. Dos cerca de 30 quilômetros da LMG-871, 13 são calçados – no trecho entre os quilômetros 14 e 27. Os demais são formados por terra batida.
A moradora de Ibitipoca, Edna Gomes, diz que a situação se repete todo ano durante o período chuvoso. Ela relatou que barrancos estão deslizando ao longo da estrada, árvores caíram e outras estariam prestes a cair. “Em um momento de emergência, uma estrada dessa pode causar um problema sério”, preocupa-se. Segundo a moradora, nesta quinta-feira, uma máquina circulou pelo trecho para assentar a lama, o que tornaria menos complicado o acesso ao local. “É um paliativo, mas quando chove, atola de novo. O que nós queríamos é que ela realmente fosse pavimentada, porque trata-se de uma MG”, conclui.
Procurada pela Tribuna, a Secretaria Municipal de Obras de Lima Duarte informou que “está dando a manutenção cabível na rodovia”. Segundo a nota enviada pela pasta, o quadro chuvoso impedia que outras medidas fossem tomadas. “Logo que houver a redução da chuva, a prefeitura concentrará sua equipe nas estradas dotadas de pavimentação primária do município, a fim de solucionar os problemas ocasionados pelas águas pluviais.”
Situação semelhante em Santa Rita do Ibitipoca
Na cidade de Santa Rita do Ibitipoca, a cerca de 25 quilômetros do distrito de Conceição de Ibitipoca, a situação também se repete. A estrada que liga o município à Ibertioga também está com o acesso prejudicado. Nesta quinta-feira, um ônibus que leva passageiros de um local ao outro ficou atolado no caminho. Na quarta, um caminhão e um ônibus escolar também ficaram atolados, conforme relatou a moradora Maria Clara Fonseca. Segundo ela, a situação ocorre há vários anos, sempre em períodos chuvosos e, quando não há precipitações, a estrada sofreria com muitos buracos. “A gente está com esperança que faça sol para melhorar”, desabafa.
A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de Ibertioga para pedir esclarecimentos com relação ao estado do acesso à Santa Rita do Ibitipoca mas não obteve êxito.