Candidatos realizam primeira etapa do Enem no próximo domingo
Cartão de confirmação de inscrição já pode ser conferido na página do participante e no aplicativo do Enem 2018
Os mais de 5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizam a primeira prova no próximo domingo (4). Os candidatos terão cinco horas e meia para responder às questões de Linguagens e Ciências Humanas nesta etapa da avaliação, além da redação. A segunda prova, de Matemática e Ciências da Natureza, acontece em 11 de novembro e terá duração de cinco horas. Na semana que antecede o exame, os concorrentes devem se atentar às orientações do Ministério da Educação (MEC) e do edital.
O documento indica o número de inscrição, local de prova, datas e horários, além de outras informações relacionadas à língua estrangeira escolhida, atendimentos específicos e/ou especializados e recursos de acessibilidade. Para acessá-lo, é necessário informar o CPF e a senha cadastrada no ato de inscrição.
LEIA MAIS
- Local de prova do Enem 2018 já pode ser consultado
- Enem disponibiliza cartão de confirmação com locais de prova
- Enem 2018: como ficam os horários em cada região do Brasil
Mesmo não sendo necessário apresentar o cartão de confirmação nos locais de prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao MEC, alerta os participantes a não deixarem de acessá-lo na véspera da avaliação. Outra orientação é fazer o trajeto anteriormente, a fim de verificar distância, tempo gasto e melhor forma de chegar ao local de prova, para evitar atrasos.
No dia do exame, o candidato deve levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, além de documento oficial de identificação original com foto. Cópias simples, autenticadas ou documentos sem foto não serão aceitos. O edital do exame ainda proíbe o uso de borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.
Horário de verão
Neste ano, o exame irá coincidir com o início do horário de verão, quando o relógio deverá ser adiantado em uma hora em alguns estados, incluindo Minas Gerais. De acordo com o MEC, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, a avaliação ocorrerá no horário oficial de Brasília, com abertura dos portões nos locais do exame às 12h, e fechamento às 13h. O início das provas está marcado para 13h30, enquanto o término será às 19h no dia 4, e 18h30 no dia 11 de novembro.
Tópicos: educação