Tópicos em alta: tiroteio entre polícias / polícia / enem 2018

Enem 2018: como ficam os horários em cada região do Brasil

A menos de um mês para o início das provas do Enem, o governo federal anunciou nesta semana que horário de verão brasileiro irá começar este ano no dia 4 de novembro. A decisão impacta pelo menos metade dos participantes.

Por Caderno Educação

19/10/2018 às 11h04- Atualizada 19/10/2018 às 11h06

O governo federal anunciou nesta semana que o horário de verão brasileiro irá definitivamente começar este ano no dia 4 de novembro. Dias antes, o Ministério da Educação (MEC) havia solicitado que tal fato fosse adiado para o dia 17 para não coincidir com com o primeiro dia de prova do Enem.

O governo chegou a concordar mas agora voltou atrás na decisão determinando que os relógios em 10 estados mais o Distrito Federal deverão ser adiantados em uma hora no próximo dia 4.

Embora pareça algo simples e banal, mas essa uma horinha que ganhamos bagunça a vida de muita gente nos primeiros dias todos os anos, principalmente para quem levanta cedo.

Neste ano, dos 5,5 milhões candidatos confirmados no Enem, 56%, ou seja, 3 milhões de estudantes serão impactados pelo horário de verão. Metade deles se concentram nos estados de São Paulo e de Minas Gerais.

De olho no relógio!

Fique atento aos horários locais em cada estado brasileiro que você deve chegar no local para fazer a prova.

 

Prova Enem 12h

Se liga!

Dessa lista, apenas os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul participam do horário de verão. Porém, atualmente eles já estão 1h atrás do relógio de Brasília. A partir do dia 4 de novembro, essa diferença permanece e os portões se fecham nessas duas regiões às 12h.

 

Prova Enem 11

Prova Enem 10h

 

O conteúdo continua após o anúncio

Leia também:

5 coisas para você ficar atento no dia do Enem

20 anos de Enem: O que mudou?

10 possíveis temas para a Redação do Enem 2018

 

Prova Enem 9h

Normalmente, o horário de verão  começa em outubro, mas neste ano ele foi adiado para novembro devido ao segundo turno das eleições. Não se deixe abalar por isso e concentre-se.

Uma boa dica que alguns professores e profissionais têm passado aos alunos é já começar a ajustar o seu horário de sono uns três ou quatro dias antes para não sentirem um cansaço muito exaustivo no dia da prova.  Lembre-se que no dia 4 tem a redação também e você precisa estar descansado para assimilar todas as suas ideias. Nessa reta final vale revisar o seu material, tirar as últimas dúvidas com o professor e descansar o corpo e mente.

Bolsa de estudos

Cursar uma graduação ficou ainda mais fácil com o apoio de projetos de financiamentos estudantis. Um desses programas é o Tô de Bolsa. Ele oferece descontos de até 60% nas mensalidades durante toda graduação, sem a necessidade de renovação do financiamento.  Quer saber? Clique aqui!

 

Sugira uma pauta!

Qual assunto você gostaria de ler mais aqui? No que mais tem dúvidas? O Caderno do Enem quer saber sobre quais outros temas podemos escrever que irão ajudar nos seus estudos. Mande a sua sugestão de pauta para [email protected]

 

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia