Bombeiros simulam combate a incêndio na Santa Casa
Além da corporação, funcionários do hospital participaram do treinamento, que ocorre uma vez por ano
Uma simulação de incêndio na Santa Casa de Misericórdia, Centro de Juiz de Fora, na manhã desta terça-feira (23), mobilizou o Corpo de Bombeiros e profissionais da unidade de saúde. O treinamento simulou a desocupação do 5º andar do prédio, com a remoção de figurantes, que fingiam ser doentes internados. Foram retiradas 23 vítimas e oito acompanhantes, além de brigadistas do hospital, médicos e equipe de enfermagem. Trinta e dois bombeiros fizeram o combate às chamas, feitas artificialmente com elementos que simulam fagulhas e fumaça.

O objetivo do teste, feito anualmente, é aferir a eficácia do plano de abandono em caso de emergência do hospital, por meio de ações de combate, desocupação e socorro de vítimas, além de garantir o preparo dos colaboradores no caso de situação real. A ação durou cerca de 30 minutos e os socorristas usaram as escadas do prédio para fazer a evacuação.
Muitas vítimas não conseguiam se locomover sozinhas, inclusive pacientes de CTI e bebês, que precisaram ser colocadas em macas e carregadas pelas equipes até o térreo, onde eram deixadas em uma sala de emergência. “Precisamos estar preparados para atuar junto com a equipe do hospital e fazer a retirada das vítimas o mais rápido possível e com segurança”, disse o tenente do Corpo de Bombeiros Alexandre Lima.
Vinte e três bombeiros, que participaram do treinamento, são alunos de um curso sobre o uso racional da água em ocorrências de combate a incêndio em edificações fechadas. De acordo com o tenente Lima, a ideia é “utilizar o mínimo de água possível, não trazendo assim maiores danos às edificações e ao patrimônio alheio”. Ainda segundo o tenente, o curso segue até a próxima sexta-feira (26), e os bombeiros serão multiplicadores do conhecimento.