Uma revolução para ressignificar a saúde
PUBLIEDITORIAL

Não se impressione se, ao passar pela Avenida Rio Branco, mais precisamente no cruzamento com a Rua Espírito Santo, você sentir um abalo sísmico que se reflete em todos os endereços onde a Unimed Juiz de Fora mantém uma unidade de atendimento, inclusive na obra de seu novo hospital na Avenida Deusdedit Salgado. Uma verdadeira revolução, aparentemente silenciosa, está mexendo fundo com as estruturas da cooperativa para consolidar processo iniciado em 2005, quando decidiu investir todo seu esforço na mudança do modelo de atenção, a fim de se transformar em um verdadeiro “plano de saúde” e não um “plano de doença”.
Cooperativa que congrega aproximadamente 1,3 mil médicos e atende mais de 120 mil pessoas está revolucionando seu modelo de gestão para consolidar novo modelo de atenção, centrado na saúde e não na doença. O objetivo éestar sempre presente e atuar junto ao cliente no momento em que seus diferentes desejos ocorrem. “Criamos um ecossistema para expressar toda uma linha de cuidados que vai muito além de atender o beneficiário no momento em que ele está doente, porque somos um plano de saúde”, afirma o presidente Hugo Borges.
O modelo de gestão hierárquico está ruindo para dar lugar à gestão em rede de pessoas conectadas por um sentido maior de pertencimento. Paredes inteiras que criam barreiras entre gestores, médicos cooperados, colaboradores e clientes estão vindo a baixo, com o objetivo de ceder espaço a um novo modelo de negócio mais fluido, baseado em propósito, na experimentação, no empoderamento das pessoas, na transparência e na horizontalidade dos processos, para favorecer a comunicação direta e a autoconfiança.

“A Unimed não é apenas uma operadora de planos de saúde. Ela criou um ecossistemapara expressar toda uma linha de cuidados que vai muito além de atender o beneficiário no momento em que ele está doente. Estamos cuidando e interagindo com as pessoas também no período em que estão bem. Isto é ressignificar o conceito de saúde”, explica o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges.
O objetivo é simples: fazer com que a oferta de serviços se aproxime cada vez mais das reais e momentâneas necessidades de saúde dos clientes que estão mudando ou desejam mudar o estilo de vida para outro mais saudável, até mesmo por influência e incentivo da própria Unimed. E para incendiar de vez o que é antigo e ultrapassado e também não condiz com os novos desafios propostos às organizações empresariai sem plena era pós-digital, a cooperativa reuniu, na última semana, cerca de 80 médicos integrantes diretamente de sua gestão – por meio de conselhos, diretoria, auditoria, núcleo de relacionamento e comitê de especialidades -, para a primeira edição da Jornada Estratégica. Evento criado para envolver os cooperados no debate sobre a execução das sete diretrizes estratégicas que estão norteando as iniciativas da Unimed Juiz de Fora.

Este foi apenas o marco inicial da Jornada Estratégica, que terá rodas de conversa periódicas e outras rodadas semelhantes, até que os mais de 1,3 mil cooperados estejam engajados e se sintam desafiados por esta mudança de mentalidade e de comportamento que quebra paradigmas e traz mais sentido ao fazer diário de cada um. “Somos um ecossistema que depende fundamentalmente do entendimento e da ação do médico, tanto na gestão do empreendimento, como para mudar o modelo de atenção, para que este propósito chegue até o cliente final. Ele é o agente principal desta mudança. Claro que existem outros profissionais que integram a equipe multidisciplinar do cuidado, mas é o médico que puxa e congrega as ações”, ressalta Hugo Borges, bastante entusiasmado com o resultado do evento.
“O que estamos propondo é uma inovação. E como diz Walter Longo (presidente do Grupo Abril), a inovação é muito mais uma questão de ótica que de fibra ótica. Para inovar, de verdade, é preciso ter alma digital e o desejo de mudar o que não está mais funcionando, como este modelo atual ineficaz, centrado na doença. A Unimed está em uma nova e saudável perspectiva e acho que conseguimos dar esse recado que foi muito bem recebido pelos cooperados”, finaliza o presidente.
Jornada traz o cooperado para dentro de casa

A Jornada Estratégica não é uma mera iniciativa para envolver o médico cooperado em um planejamento estratégico já pronto. Ela é antes de tudo um convite a buscar respostas e dar concretude a desafios que foram identificados, desde o princípio, de forma colaborativa. “A mudança de um discurso expositivo para um discurso propositivo inverte a corresponsabilização do acionista. Não tem mais como manter hoje em dia, na velocidade em que estamos, a lógica de só contarmos notícias boas. Precisamos que as pessoas participem de uma maneira mais propositiva na busca por soluções”, observa o consultor de gestão estratégica da Unimed Juiz de Fora, o CEO da Fourge, Luciano Mantelli.”A cooperativa está em outro nível. O discurso mudou. Não é só comunicar, mas sim trazer os cooperados para dentro de casa”.
Criada para fazer com que o novo modelo de gestão atinja quem está fora das estruturas internas da Unimed, mudando o relacionamento com o médico cooperado sobretudo, a jornada é um canal direto para que a proposta de valor para a saúde seja, de fato, ressignificada, a partir do comprometimento com a mudança. Para favorecer essa compreensão, o evento foi estruturado no formato de arena, com pits (breve exposição) da diretoria para entendimento do cenário, seguidos de mesas de debate e proposição, a partir das sete diretrizes estratégicas da cooperativa.
“Todos passaram por todos os desafios. Os grupos se mesclavam a cada 15 minutos para discutir soluções para osdiferentes desafios da Unimed. E aconteceu exatamente o que a gente queria. Os cooperados questionaram situações e se questionaram,conversaram olho no olho, propondo questões concretas com a energia de quem é protagonista, com paixão empreendedora. Foi contagiante”, afirma Mantelli.
“Todo esse esforço é para que a Unimed se torne realmente um plano de saúde ressignificado. Para que seja cada vez mais uma cooperativa médica que tem no seu DNA pessoas que escolheram esta vida de cuidado e de cuidar. Que escolheram trabalhar em rede de uma maneira mais sustentável, mas, principalmente, com essa pegada de gerar valor para muito além dela e de si mesmos, para provocar impacto positivo na vida de muita gente”, concluiu o consultor.
Engajamento do Conselho de Administração
A mudança no modelo de atenção à saúde, que está levando a Unimed Juiz de Fora a promover mudanças na gestão, tem o total respaldo dos médicos que integram o Conselho de Administração. A compreensão de que esta revolução reforça o ecossistema proposto pela cooperativa, no qual o novo hospital se encaixa para assegurar a continuidade da assistência no jeito Unimed de cuidar, contribui para aumentar ainda mais o engajamento do conselho. Comprometimento visível, inclusive, na ativa participação dos conselheiros durante a Jornada Estratégica.