Síndico: como receber novos moradores no condomínio

PUBLIEDITORIAL


Por Universal Imóveis

02/09/2018 às 07h00- Atualizada 05/09/2018 às 13h32

Uma tarefa muito importante na função do síndico é recepcionar os novos moradores do condomínio, certificando-se de que eles não se sintam perdidos com o novo ambiente. Para ajudá-lo você, síndico, separamos algumas dicas importantes a serem seguidas para garantir que todas as informações sejam passadas para os novos membros.

Como receber os novos moradores?

alessandra-universal-imóveis
Alessandra Ribeiro, diretora de condomínios Universal Imóveis. Creci 2840

Receber bem o novo morador é uma parte muito importante do trabalho do síndico. Afinal, esse será o primeiro contato dessa pessoa com o local e como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, portanto, faça com que seja uma experiência agradável.

Uma boa dica para os síndicos nesse momento é preparar um kit de boas vindas para os novos moradores. Essa é uma prática que tem sido cada vez mais adotada nos condomínios e é algo simples mas que fará toda a diferença no estabelecimento de um novo relacionamento com essas pessoas.

Nossa dica para os síndicos é levar os moradores para uma visita guiada pelo condomínio. Apresente as áreas comuns para que eles já possam ir se ambientando com o local e leve o kit com as principais informações que ele precisa estar ciente.

Elencamos alguns itens importantes que podem ser adicionados no kit de boas vindas para os novos moradores do condomínio. Confira.

Ficha Cadastral

Para uma boa gestão do condomínio é muito importante que o síndico tenha as principais informações sobre todos os moradores. O quanto antes essas informações serem recolhidas dos novos moradores, melhor. Aproveite esse primeiro contato e já peça para que ele preencha a sua ficha cadastral.

Regulamento interno

O regulamento interno é o documento onde consta todas as principais informações sobre as regras de convivência do condomínio. Por isso, é muito importante que os novos moradores tenham conhecimento desses itens logo no primeiro contato com o condomínio.

Durante a visita guiada o síndico pode informar quais são as principais regras do local, aquelas que mais afetam na rotina dos moradores, como a lei do silêncio, permissão de animais no local, dentre outras.

Certifique-se também de enviar o documento completo, com todas as regras discriminadas, para os novos moradores.

Regras assembleia

Informe para os novos moradores qual o horário e dias costumam ocorrer as assembleias do condomínio. Explique também quais são as principais regras para participação nas reuniões, direito a voto etc.

Geralmente a regra é a seguinte: podem participar das assembleias e tem direito a votos todos os proprietários do condomínio.

Inquilinos também podem participar, afinal são estes que efetivamente vivenciam a rotina do condomínio. Exige-se a obrigatoriedade do proprietário ou de uma procuração do mesmo, em caso de votações de alguma despesa que seja de responsabilidade do inquilino ou em caso de instituição de uma taxa extra.

Vale ressaltar que cada condomínio pode adotar uma política diferente nessas situações. Confira no regimento interno do seu condomínio qual regra é aplicada.

Administração de condomínios na Universal

Com mais de 100 condomínios em sua carteira de clientes, a Universal Imóveis – Condomínios, investe em uma gestão participativa, transparência, inovação, estrutura, tecnologia e na valorização do seu patrimônio.

Acesse a nossa área de Administração de condomínio e peça um orçamento para o seu condomínio agora mesmo! www.universalimoveis.com.br

conteudo anunciante3

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.