Dados apontam insuficiência no ensino do português e da matemática
Sistema de Avaliação da Educação Básica revela problemas desde o ensino fundamental até o médio. Em JF, pior desempenho ficou com alunos do 9º ano
Mais de 60% de estudantes do 9º ano do ensino público em Juiz de Fora apresentam nível insuficiente de aprendizado em língua portuguesa e matemática. As instituições municipais foram as que apresentaram níveis mais baixos, comparados com as estaduais e federais. Mais de 64% dos alunos da rede municipal atingiram níveis insatisfatórios em português, e cerca de 68% em matemática. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As escolas estaduais de Juiz de Fora apresentaram valores próximos, mas ainda assim melhores que as municipais. Mais de 62% dos alunos do 9º ano tiveram nível insuficiente em português, e 64% em matemática. As instituições federais foram as que mais se destacaram, com 21% em português e quase 13% em matemática com níveis insuficientes.
As avaliações entre estudantes do 5º ano do ensino fundamental apresentaram desproporções expressivas. Em matemática, enquanto cerca de 45% dos alunos das escolas municipais tiveram nível insuficiente, o valor das federais chegou a 0, sendo 40% com nível básico e 60% adequados de acordo com os parâmetros do MEC. A média de insuficiência dos alunos do 5º ano das escolas públicas no Estado de Minas Gerais é de 25%, enquanto a nacional é de 37%.
Em português, apenas 7% dos alunos do 5º ano das escolas municipais apresentaram nível considerado adequado, abaixo da média estadual, que é de mais de 14%. Cerca de 43% dessa categoria se apresentaram como básico e quase 50% como inadequado no município.
Ensino médio
O Ministério da Educação também divulgou dados do ensino médio, no entanto, não há ainda publicação por município. No caso da proficiência em nível nacional, houve insuficiência de 77% no português nas instituições públicas. Já na matemática, a insuficiência chegou a quase 79% também nas escolas públicas. Em Minas, as escolas públicas tiveram o resultado um pouco melhor do que a média nacional no ensino médio: português, 71% insuficientes, e matemática, 70%.
Saeb
O Saeb é um processo de avaliação em larga escala realizado a cada dois anos pelo Inep. O sistema oferece subsídios que permitem os diversos níveis governamentais avaliarem a qualidade da educação do país. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Os níveis de proficiência da avaliação foram organizados em uma escala de 0 a 9. Níveis de 0 a 3 são classificados como insuficientes. Entre 4 e 6, o nível de conhecimento dos estudantes é tido como básico, e a partir de 7, adequado.
Na edição de 2017 do Saeb, mais de 5,4 milhões de estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio, de mais de 70 mil escolas, foram avaliados com testes de Língua Portuguesa e Matemática.
Tópicos: educação