Câmara Municipal promove palestras em comemoração ao Dia Nacional da Eubiose
Baseada em três pilares – teatro, ciência e escola – a Eubiose também pode ser entendida como ciência do bem-viver
O dia 10 de agosto foi instituído pela Lei 6.034/16 como “Dia Nacional da Eubiose”, definida como “ciência da vida” pela Sociedade Brasileira de Eubiose. Em Juiz de Fora, a Câmara Municipal irá promover, nesta quinta-feira (9), a partir das 18h30, duas palestras em celebração à data. O evento acontece no plenário do Legislativo, com entrada franca e entrega de certificado de participação.
Baseada em três pilares – teatro, ciência e escola – a Eubiose também pode ser entendida como ciência do bem-viver, de acordo com Luís Augusto Weber Salvi, especialista no tema e um dos palestrantes do evento. Nas civilizações antigas, toda a cultura era unificada, não havendo divergências intelectuais, mas sim um “esclarecimento sobre a realidade da vida como uma coisa única”. Desta forma, pela Eubiose, a vida é compreendida de forma integral. “O conceito de vida é uma coisa que, ao longo dos milênios, tem se transformado, é algo de uma dimensão mais profunda. A partir dessa consciência superior é possível alcançar a vida verdadeira, que é muito mais do que vida biológica”.
Salvi irá ministrar a palestra “O Itinerário de Io e a Civilização Brasileira”, relativo à evolução da cultura humana e a construção de sua consciência. “Há uma energia que desperta a consciência para a evolução da humanidade e a acompanha através do planeta, ao longo das eras. No momento atual, esta energia está sob a América do Sul e, dentro do Brasil, existe uma dinâmica própria”. Isso porque a Eubiose trabalha com um sistema geográfico de evolução. “O Brasil muda de capital a cada 200 anos e a Eubiose procura ficar perto dessas regiões onde está sendo desenvolvida essa nova energia”, explica Salvi. Segundo o especialista, quando o Brasil chegar em sua quinta capital, atingirá um estágio de civilização milenar.
A segunda palestra do evento será ministrada por João Geraldo Itatuitim Ruas, ex-delegado da Fundação Nacional do Índio (Funai), sobre “A História do Brasil na Ótica Brasilíndia”. De origem indígena, Itatuitim irá contar sua trajetória e discutir aspectos de sua cultura nativa, abordando, especialmente, o convívio com outros povos, sendo “a interação das raças como ótica indígena”, de acordo com o ex-delegado da Funai.
O evento em comemoração ao “Dia Nacional da Eubiose” será realizado por meio da Escola do Legislativo Prof. William Coury Jabour, e conta com o apoio da Associação de Defesa do Direito da Arte e Cultura (ASSDAK).
Programação:
18h30 – Recepção
19h – Abertura
19h15 – Palestra “O Itinerário de Io e a Civilização Brasileira”, ministrada pelo Professor Luís Augusto Weber Salvi
20h – Intervalo
20h15 – Palestra “A História do Brasil na Ótica Brasilíndia”, ministrada pelo Professor João Geraldo Itatuitim Ruas