JĂșlio descarta candidatura a presidente

Por Paulo Cesar Magella

Em entrevista Ă  RĂĄdio CBN, no quadro “Pequeno Expediente”, o deputado JĂșlio Delgado disse ser um homem de partido, mas considerou mera especulação a colocação de seu nome como um dos possĂ­veis postulantes Ă  PresidĂȘncia da RepĂșblica caso a legenda opte pela candidatura prĂłpria. Ele acentuou que vai insistir no projeto Ciro Gomes, mas reconhece as dificuldades quando dois dos mais importantes diretĂłrios estĂŁo divididos. O de Pernambuco, capitaneado pelo governador Paulo CĂąmara, quer se aliar ao Partido dos Trabalhadores, enquanto o de SĂŁo Paulo, liderado pelo governador MĂĄrcio França, prefere apoiar Geraldo Alckmin. Para JĂșlio, Minas terĂĄ um papel estratĂ©gico, mas tem a preferĂȘncia por Ciro Gomes. Como o partido sĂł farĂĄ sua convenção no dia 5 de agosto, atĂ© lĂĄ, segundo ele, vai continuar a incerteza, bem diferente de quatro anos atrĂĄs, quando Eduardo Campos (morto num acidente durante a campanha) jĂĄ estava em campo.

Coisas de Minas
A polĂ­tica mineira tem razĂ”es que poucos conhecem, o que faz dela objeto atĂ© de estudos. Ao mesmo tempo em que os dissidentes do MDB — liderados pelo presidente afastado do diretĂłrio, Toninho Andrade — ensaiam apoiar informalmente a campanha a governador do deputado Rodrigo Pacheco, do DEM, este estĂĄ sendo pressionado a abrir mĂŁo da candidatura para apoiar o senador tucano Antonio Anastasia, que hoje lidera as pesquisas de intenção de votos. Todos negam, mas hĂĄ fumaça nos bastidores. O estranho Ă© que Pacheco saiu do MDB exatamente por nĂŁo conseguir legenda para disputar o Governo e agora Ă© parte do partido que vai atrĂĄs dele. Mas seu nome ainda nĂŁo decolou nas pesquisas, estando na casa de um dĂ­gito.

Pleito da indĂșstria
Convidado pelo Sindicato Intermunicipal das IndĂșstrias QuĂ­micas e FarmacĂȘuticas, o secretĂĄrio de Desenvolvimento EconĂŽmico, RĂŽmulo Veiga, apresentou suas metas Ă  frente da pasta, na Ășltima terça-feira, quando tambĂ©m avaliou com os empresĂĄrios outros temas, como a situação do Porto Seco — hoje funcionando sob medida liminar —, importaçÔes, custo da energia elĂ©trica e outras demandas que tĂȘm impacto direto no crescimento e na instalação de novas indĂșstrias em Juiz de Fora. De acordo com o Sinquifar/JF, as propostas serĂŁo encaminhadas para diversos setores alĂ©m da Prefeitura, mas tambĂ©m de outras instĂąncias pĂșblicas. Os empresĂĄrios consideram que esse modelo de discussĂŁo tem surtido efeito desde o primeiro encontro com o prefeito AntĂŽnio Almas, em maio.

Corregedor em JF
O juiz titular da Segunda Vara CĂ­vel, Luiz Guilherme Marques, convidou o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, Eduardo Reis, que aceitou, a visitar Juiz de Fora no dia 25 deste mĂȘs para uma reuniĂŁo, na prĂłpria Segunda Vara, para tirar dĂșvidas sobre os processos envolvendo os planos de saĂșde. No inĂ­cio da semana, Luiz Guilherme fez um mutirĂŁo, com audiĂȘncias pela manhĂŁ e Ă  tarde, para tratar exclusivamente desse tema. Por isso, os interessados terĂŁo acesso livre a essa reuniĂŁo com o corregedor, prevista para ocorrer a partir das 15h.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, jĂĄ tendo exercido as funçÔes de editor de polĂ­tica, editor de economia, secretĂĄrio de redação e, desde 1995, editor geral. AlĂ©m de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. TambĂ©m sou radialista Meus hobbies sĂŁo leitura, gastronomia - nĂŁo como frango, pasmem - esportes (Flamengo atĂ© morrer), encontro com amigos, de preferĂȘncia nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas nĂŁo se responsabiliza por este conteĂșdo e pelas informaçÔes sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentĂĄrios nĂŁo representam a opiniĂŁo do jornal; a responsabilidade pelo seu conteĂșdo Ă© exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injĂșrias e agressĂ”es a terceiros. Mensagens de conteĂșdo homofĂłbico, racista, xenofĂłbico e que propaguem discursos de Ăłdio e/ou informaçÔes falsas tambĂ©m nĂŁo serĂŁo toleradas. A infração reiterada da polĂ­tica de comunicação da Tribuna levarĂĄ Ă  exclusĂŁo permanente do responsĂĄvel pelos comentĂĄrios.



Leia também