Como fazer um site de candidato para a campanha eleitoral
Veja como criar em poucos passos um site eleitoral com todas as páginas e funcionalidades indispensáveis para o sucesso nas eleições municipais de 2018.
Nós já falamos em posts anteriores sobre como a internet será uma ferramenta decisiva para os candidatos nas eleições desse ano. E a principal plataforma da campanha online é o site do candidato. Ele é a base de todos os conteúdos produzidos e divulgados e funcionará como berço de todas as informações que os eleitores procuram.
Por isso, produzimos alguns posts e materiais educativos sobre o tema para você ficar bem informado . Alguns exemplos são:
Eleições 2018: como criar e gerenciar fanpages de candidatos
Como produzir conteúdo eleitoral relevante na campanha 2018
No post de hoje, vamos mostrar a anatomia ideal de um site eleitoral, com todas as seções e funcionalidades indispensáveis para o sucesso na campanha.
Principais Seções
O website de um candidato funciona como sua plataforma eleitoral online, por isso deve ser o mais completo possível, trazendo todas as informações institucionais pertinentes, as propostas e ideias do pleiteante, novidades e o dia a dia da campanha. Veja abaixo as seções indispensáveis:
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Homepage
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Trajetória do Candidato
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Projetos e Realizações
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Propostas e Plano de Governo (se for o caso)
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Agenda
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Notícias
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Galeria de Fotos
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Galeria de Vídeos
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Área de Imprensa
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Download de Material
A galeria de fotos e vídeos e a área de notícia são importantíssimas. São duas peças-chave para trabalhar a diversidade de formatos.
Mobilização
A mobilização é o principal objetivo de qualquer candidato. Especialmente na internet, a influência dos amigos tem um grande peso na decisão do voto. Por isso, cada página deve ser pensada para gerar compartilhamento e engajamento dos eleitores. Isso significa investir em:
- Botões de compartilhamento nas redes sociais em todos os conteúdos do site.
- Disponibilizar material de campanha para que os eleitores baixem e divulguem o candidato, como santinhos, imagem de perfil, logo, papel de parede, adesivos, jingles etc.
- Formulários para coleta de informações e contatos dos eleitores
- Área de Imprensa: mantê-la atualizada com releases e fotos é essencial para o bom relacionamento com os jornalistas e aumenta suas possibilidades de divulgação espontânea.
E-dica! Uma ótima estratégia para mobilizar o eleitorado é fornecer um local onde os eleitores possam transformar automaticamente sua foto de perfil no Facebook em uma foto personalizada com nome e número do candidato. Além da divulgação para todos os amigos do eleitor, o sistema ainda pode coletar o e-mail do usuário para comunicação futura.
Responsividade
Segundo pesquisa divulgada na revista Exame em 2015, quase 70 milhões de brasileiros utilizam smartphones para acessar a internet. Portanto, o candidato precisa de um site que seja adequado ao tamanho das telas do celular, ou seja, o site precisa ser responsivo. Além da adequação e conforto para o leitor, a responsividade se tornou, desde 2015, fator essencial para o ranqueamento nas pesquisas do Google. Pensando em melhorar a experiência do usuário, a maior plataforma de buscas do mundo passou a excluir os sites não responsivos dos resultados das pesquisas feitas em smartphones.
Área Administrativa
A equipe que trabalhará na campanha atualizando as informações do site também precisa de agilidade e eficiência. Por isso, a área administrativa onde são postadas as notícias, informações, fotos e etc. precisa ser bastante didática e fácil de usar. Assim, com um treinamento breve a equipe domina a plataforma para a criação, edição e exclusão de conteúdo com facilidade.
Análise de dados
Outro ponto extremamente relevante em uma campanha eleitoral é conseguir medir rapidamente o resultado dos esforços em marketing digital. Por isso é ideal que o site ofereça uma área de dados onde a equipe possa acompanhar o comportamento do usuário. Nesse sentido, alguns dados interessantes pra ficar de olho são:
- – Total de acessos ao site
- – Páginas mais visitadas
- – Artigos mais compartilhados
- – Tempo de permanência no site
- – Fontes de acesso (de onde os visitantes estão vindo – redes sociais, Google, etc.)
- – Locais de acesso (em quais cidades moram as pessoas que estão acessando o site)
Se ficou alguma dúvida ou se você tem algo a acrescentar ou sugerir, fique à vontade para entrar em contato com a gente. Será um prazer ouvir a sua opinião!
Até a próxima!