O papel da alimentação na prevenção e combate ao câncer
O câncer é uma ameaça crescente. E, conhecer um pouco sobre ele e as condições para preveni-lo e combate-lo é essencial na busca de esclarecimento da população e da promoção contínua de um estado de bem-estar social.
O câncer não apresenta uma causa única de aparecimento. Há fatores externos que podem ser identificados como fontes causadoras de câncer: poluição nas mais diversas formas, estresse, fumo, álcool em excesso, alimentos industrializados ricos em conservantes e aditivos químicos, e trabalhar em local insalubre.
A alimentação acompanha o ser humano a partir da concepção até o último momento de vida. Pense bem: das causas externas evitáveis de câncer, a alimentação é uma das causas sobre a qual você pode tomar várias atitudes, como: consultar o médico regularmente; seguir uma dieta direcionada; escolher as melhores opções de alimentos; e ainda ganhar uma melhoria na qualidade de vida.
Mas, afinal, quais são os alimentos que previnem e combatem o câncer? Com orientação, você potencialmente pode viver melhor, com mais disposição e vigor.
Inicialmente, pense na água, isso mesmo, na água. Todos nós precisamos ingerir o suficiente diariamente por uma série de razões. Nosso organismo é composto por aproximadamente 70% de água. E, nem pense em beber pouca água em um dia e compensar no dia seguinte, nosso organismo literalmente não é uma caixa d’água. Beba diariamente a quantidade indicada. A água de coco é uma boa opção para hidratação e também pode ser uma fonte de nutrientes para nosso organismo.
Certifique-se sempre de que está bebendo água pura e limpa. Lembre-se que água armazenada em embalagens plásticas expostas ao sol e fora das condições ideais de armazenagem podem acarretar problemas para a nossa saúde.
Se for temperar saladas, dê um toque especial em algum prato. Azeite de oliva extra virgem é a opção indicada. Procure as embalagens de vidro escuro, pois conservam melhor as propriedades do óleo. O azeite de oliva é rico em antioxidantes, como Vitamina A e E, que auxiliam na luta contra os temidos radicais livres e, portanto, ajuda na prevenção do câncer. Ainda reduz os níveis de açúcar no sangue.
Outros alimentos importantes:
Alho – graças a um componente conhecido como alicina, que interrompe o fornecimento de sangue para a formação de novos tumores, o alho é um alimento maravilhoso para combater a propagação do câncer, além de seu poderoso efeito anti-inflamatório.
Uva – rica em polifenóis, especialmente na casca e sementes e em resveratrol, poderoso antioxidante que atua na prevenção e impede a evolução dos tumores.
Tomate – fonte de vitamina C e flavonóides, esse fruto defende o organismo, principalmente, contra os cânceres de pulmão e próstata.
Linhaça – rica em lignana, que é um fitoestrógeno que atua na prevenção de cânceres de próstata, mama e colo do útero.
Chá verde – possui catequinas que são antioxidantes e atuam eliminando os radicais livres, prevenindo o câncer.
Além disso, esqueça o fumo. Nada de fumar um cigarro para “fechar a refeição”, mesmo que seja um único cigarrinho. Não existe tolerância com qualquer tipo de cigarro. Faz mal para a saúde e o hábito deve ser banido.
Uma das formas de prevenir o câncer seguramente é seguir uma dieta rica e equilibrada adequada a cada tipo de pessoa. Dietas e produtos universais milagrosos simplesmente não existem.