Hyundai lança versão aventureira de compacto
Depois do sucesso do HB20 – que três meses após o lançamento já se posicionou como o sétimo veículo mais vendido do Brasil em dezembro -, a Hyundai não quis esperar muito para lançar o segundo produto de sua fábrica em Piracicaba, no interior paulista. É o HB20X, a versão com roupagem lameira do hatch, que começa a ser produzido em série no dia 28 de janeiro. O modelo vai brigar em um nicho de mercado tipicamente brasileiro – o de compactos aventureiros. São veículos pequenos e sem efetiva capacidade off-road, no máximo uma suspensão ligeiramente elevada e pneus maiores, mas adereçados como se fossem verdadeiros jipes. Algo sob medida para atender à demanda de consumidores que vivem engarrafados nas grandes cidades, mas que sonham ter mais contato com a natureza e se imaginam a bordo de um poderoso veículo, capaz de enfrentar qualquer obstáculo. O CrossFox é assumidamente o "alvo preferencial" do HB20X, segundo a própria Hyundai.
Por fora, a diferença mais evidente em relação ao HB20 normal são os revestimentos em plástico preto nas bordas dos para-lamas e saias para proteger a carroceria - um indefectível lugar-comum entre aventureiros. Os alongados faróis com máscara negra lembram garras e se integram à grade hexagonal em estilo colmeia, inspirada no utilitário esportivo ix35. No perfil, a linha de cintura, ressaltada por um vinco, é elevada e ascendente. Os espelhos têm luzes de seta integradas. As formas mais bojudas dos parachoques reforçam o aspecto robusto. A suspensão foi elevada em quatro centímetros, e os pneus da nova versão são um pouco mais encorpados – 195/65 R15 contra 185/65 R15 do HB20. E o teto ganhou racks com acabamento em alumínio.
Por dentro, o HB20X mantém a estética do modelo de origem, com óbvia inspiração aerodinâmica. O padrão de acabamento e revestimentos é bom, e a impressão geral é uma mistura equilibrada de modernidade, esportividade e robustez. São duas versões de acabamento. A style já traz de série itens como direção hidráulica, ar condicionado, airbag duplo, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura, comando interno de abertura da tampa de combustível, vidros elétricos nas quatro portas e onetouch para o motorista, chave estilo canivete, travamento automático das portas aos 15km/h, alarme periférico, rodas de liga-leve e desembaçador do vidro traseiro. A versão premium acrescenta filtro anti-odor no ar-condicionado, porta-óculos, alças de segurança, gancho para paletó, aviso sonoro de abertura de porta, dois tweeters e palhetas do limpador de parabrisas tipo "aeroblade", volante e manopla revestidos em couro, acendimento eletrônico dos faróis, banco traseiro bipartido 60/40, sensor de estacionamento e outras miudezas. O som de série na versão Premium inclui CD Player mas não conta com Bluetooth, enquanto o que equipa a versão Style não tem CD Player, mas incorpora o Bluetooth. Na versão Premium, esse som com Bluetooth e sem CD Player está disponível como opcional, sem acréscimo no preço.
O motor do HB20X é sempre o mesmo 1.6 flex de quatro cilindros do HB20 "top", com potência de 128cv e torque de 16,5kgfm rodando com etanol. A diferença de preço entre as versões é de R$ 2.500 – a Style manual custa R$ 48.755, enquanto a Premium sai por R$ 51.255. A opção pelo câmbio automático de quatro marchas, acompanhado do apoio de braço para o motorista, é disponível para ambas as versões e acrescenta R$ 3.200 ao preço. Cores metálicas custam R$ 1.045 a mais e as perolizadas somam R$ 1.245 ao valor final.
A produção da fábrica piracicabana é estimada em 150 mil unidades anuais. Na época do lançamento do HB20, em setembro do ano passado, a marca imaginava vender 7.500 unidades mensais. Mas o fato de o HB20 – que vendeu 10.664 unidades em dezembro – ter uma fila de espera de três meses em algumas concessionárias não inibiu a marca coreana de diversificar logo a sua linha de produção. Agora, a Hyundai estima que as vendas do HB20X se situem perto das 850 unidades mensais – ainda longe dos concorrentes CrossFox e Sandero Stepway, que vendem mais que o dobro disso.
Para março, já está agendado o lançamento da versão sedã, que chegará às concessionárias em abril.