Prefeitura quer implantar mais 15 câmeras para monitorar trânsito
Ideia é reforçar sistema do Infotrans, que já conta com 12 dispositivos instalados na área central de Juiz de Fora
O sistema de monitoramento do Infotrans, da Settra, poderá ganhar o reforço de mais 15 câmeras. A informação está em um edital publicado nesta sexta-feira (5), pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura, que sugere um chamamento público para viabilizar o serviço. Nesta modalidade, a empresa interessada oferece os dispositivos, a infraestrutura e a manutenção dos equipamentos, sem ônus aos cofres públicos, em troca de poder divulgar e associar a sua marca ao serviço prestado. No contrato anterior, assinado em 2015, uma empresa foi contratada pela Prefeitura, após um pregão presencial, para implantar e operar 12 câmeras, que se mantêm em funcionamento. Desde maio do ano passado, a Settra usa as imagens geradas, em tempo real, para flagrar e autuar condutores que cometem infrações de trânsito.
Conforme o edital publicado, a Avenida dos Andradas poderá receber três câmeras, nas interseções com as ruas Engenheiro Moraes Sarmento, Barão de Cataguases e Mariano Procópio. Já a Avenida Rio Branco, onde já existem sete dispositivos, poderá ganhar o reforço de mais dois, em frente à Rua Santa Rita e na esquina com a Rua Paracatu, na Garganta do Dilermando. Na área central, ainda está previsto o monitoramento por imagens nas avenidas Olegário Maciel (nas esquinas com as ruas Benjamin Constant e Espírito Santo), Itamar Franco (com as ruas Oswaldo Aranha e Doutor Paulo Japiassu Coelho) e Getúlio Vargas (com Rua Mister Moore) e na Rua Santo Antônio com a Rua Halfeld.
Além disso, podem receber câmeras, caso haja o interesse de alguma empresa pela parceria, dois pontos do Bairro Fábrica, na Zona Norte: a Avenida JK com a Rua Tomás Gonzaga e a Rua Bernardo Mascarenhas esquina com a Rua General Gomes Carneiro. Por fim, está previsto um equipamento na Avenida Brasil com a Rua Tereza Cristina e outro na Rua Mariano Procópio com a Avenida Rui Barbosa, ambos no Bairro Mariano Procópio, região Nordeste.
Motivação
De acordo com o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, os novos pontos foram escolhidos em razão do grande fluxo de veículos. “O sistema atuará na fiscalização destes locais, buscando dar maior fluidez. Também vai nos auxiliar na gestão da mobilidade, através das informações obtidas pelo sistema de monitoramento.” Tortoriello lembrou que as câmeras poderão, ainda, reforçar o sistema de segurança implantado pela Prefeitura. Isso porque, desde dezembro de 2015, o Centro de Controle e Monitoramento (CCM) da pasta compartilha as imagens com a Guarda Municipal e a fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas.
24 meses
A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 29, às 9h30, na sala de reuniões da CPL. As empresas interessadas deverão apresentar os requisitos técnicos, operacionais e funcionais dos equipamentos. Assim como já ocorrem com as 12 câmeras já em operação, qualquer pessoa poderá ter acesso às imagens, por meio do site da Prefeitura. Conforme o edital, o contrato a ser firmado terá vigência de 24 meses, prorrogáveis, e será iniciado em até 60 dias após a assinatura do termo de parceria.