Candidatos já se articulam para convenção do PMDB

Por Paulo Cesar Magella

Nova direção

Oficialmente ninguém se manifesta, mas já há postulantes à vaga do presidente do PMDB, Paulo Gutierrez, que, por já ter cumprido mais de um mandato, não deve tentar a reeleição na convenção programada para novembro. Mas ele não será colocado à parte. Ao contrário, alguns desses interessados já anteciparam que, antes de oficializarem a pretensão, vão conversar com ele e com o prefeito Bruno Siqueira. O entendimento é de que a chapa única é o caminho adequado para evitar dissensões internas num ano pré-eleitoral.

 

Impasse na cúpula

Mas a principal questão do PMDB mineiro é saber com que roupa irá para as eleições de 2018. A despeito da ação dos bombeiros, a distância entre o presidente do diretório e vice-governador, Toninho Andrade, e o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes, só se acentua. No início do ano, a filiação do senador Zezé Perrella no PMDB – ele assumiu a vaga de Itamar Franco -, por iniciativa de Andrade, teve desdobramento: mais de cem de seus aliados que estavam no Governo foram demitidos. Agora o jogo se inverteu.

 

Chumbo trocado

Como revelou o jornalista Orion Teixeira, em seu blog, ao trocar o comando mineiro da Fundação Ulysses Guimarães, o presidente do PMDB deixou ligados os petistas ante a insegurança de reedição da aliança de 2014. Andrade, diz o blogueiro, teria ignorado o regimento interno, que prevê a indicação da Executiva estadual e o pedido das bancadas estadual e federal pela recondução de Ângelo Tadeu, e colocou no posto o ex-prefeito Dionísio Weber Americano, por considerar que tem tal prerrogativa. O impasse deve acabar na Justiça, como defendem aliados de Adalclever, mas os desdobramentos internos podem ser mais graves.

 

Ação dos bombeiros

O deputado Isauro Calais, que fez um inflamado discurso na reunião do PMDB regional, no sábado, dia 7, reafirmou o que disse ao se colocar ao lado do prefeito Bruno Siqueira para o que der e vier e que aguarda a sua definição para iniciar a jornada. Ele também está preocupado com o impasse no estado e assegurou que vários parlamentares têm conversado sobre o enfrentamento entre Toninho Andrade e Adalclever Lopes, por entenderem que ele prejudica a todos, não havendo vencedor.

Paulo Cesar Magella

Paulo Cesar Magella

Sou da primeira geração da Tribuna, onde ingressei em 1981 - ano de fundação do jornal -, já tendo exercido as funções de editor de política, editor de economia, secretário de redação e, desde 1995, editor geral. Além de jornalista, sou bacharel em Direito e Filosofia. Também sou radialista Meus hobbies são leitura, gastronomia - não como frango, pasmem - esportes (Flamengo até morrer), encontro com amigos, de preferência nos botequins. E-mail: [email protected] [email protected]

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também