‘Políticas públicas sobre drogas para a juventude’ é tema em Conferência
A programação é composta por palestras, apresentações culturais e grupos de discussão
Segue até sexta-feira (6) a Conferência Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas, na Casa dos Conselhos (Rua Halfeld, 450, 7º andar), das 8h às 18h. Nesta edição, o tema a ser abordado é “Políticas públicas sobre drogas para a juventude: não falar deles sem eles”, com palestras, apresentações culturais e grupos de discussão.
Durante o dia o evento apresenta a leitura do regimento interno e mesa de debate, além dos grupos temáticos, com facilitadores de cada área específica para conduzir as discussões. Os grupos serão divididos em quatro eixos de trabalho: educação, redes sociais e mídia; participação cidadã do jovem e saúde; assistência social; e segurança pública. Dentro de cada eixo serão abordados e correlacionados os temas do “JF+Vida” para propostas em âmbito municipal: cuidado, prevenção, geração de emprego e renda e autoridade.
A abertura aconteceu nesta quinta-feira (6) e contou com as apresentações do grupo teatral “As Ruths” e a dupla “Vozes do Equilíbrio”, além da palestra ministrada pelo professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e consultor “ad hoc” da Senad, Telmo Ronzani.
A conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Políticas Integradas Sobre Drogas (Compid), através da Secretaria de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), e reúne representantes das polícias Civil e Militar, PJF, conselhos locais, Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), Câmara Municipal, Governo estadual e representantes da sociedade civil.
Confira a programação abaixo:
Sexta-feira (6)
8h: Credenciamento
9h: Leitura do Regimento Interno
9h30: Mesa e Debate
Andréia Stenner – Chefe do Departamento de saúde mental – PJF;
Cláudia Stumpf – Coordenadora do grupo técnico do JF+Vida;
Fernando Santana – Docente da UFJF, mestre em saúde coletiva e doutor em psicologia social;
Claudinei Lima – Sociólogo da Câmara Municipal de Matias Barbosa, conselheiro estadual da Criança e Adolescente e representante da ONG Axé Criança.
11h: Grupos temáticos – Coordenadores / Facilitadores
13h15: Almoço
14h30: Grupos temáticos – Coordenadores / Facilitadores
16h: Plenária Final – Propostas – Eleição de Delegados – Moções
18h: Encerramento
Grupos temáticos
Os grupos serão divididos de acordo com os temas, e haverá facilitadores de cada área específica para conduzir as discussões. Eles serão divididos de acordo com o esquema abaixo:
EIXO 1 – Educação: discutir sobre a diversidade de ideias e o pluralismo de concepções que influenciam na abordagem da temática de álcool e outras drogas, e propor sugestões para a criação e implementação de ações específicas nesta temática no currículo escolar.
Facilitadores/ coordenadores: Conrado, psicólogo, mestre em promoção de saúde e prevenção à violência, e Giane Elisa Sales de Almeida, pedagoga e mestre em Educação.
EIXO 2 – Redes Sociais e Mídia: a influência da mídia e das redes sociais na construção da identidade do jovem, no partilhamento de ideias, objetivos, pensamentos e valores em comum.
Facilitadores/ coordenadores: Luiz Felipe, jornalista, e Mariana Rebelatto, arquiteta e empreendedora.
EIXO 3 – Participação cidadã do jovem: discutir sobre o protagonismo e engajamento do jovem nas políticas públicas e questões sociais relacionadas ao fenômeno das drogas.
Facilitadores/ coordenadores: Adenilde, liderança comunitária, e Lais Perrut, liderança jovem.
EIXO 4 – Saúde, Assistência Social e Segurança Pública: debater o panorama atual das redes de saúde, assistência social e segurança pública existentes em Minas e propor sugestões para adequação ou implantação de novos serviços direcionados ao público jovem.
Facilitadores/ coordenadores: Jovanio Campos Miranda, major da Polícia Militar, e Fernando Santana, docente da UFJF, mestre em saúde coletiva e doutor em psicologia social.