Ponteiro Leozinho, recém-chegado da Seleção sub-23, é apresentado no JF Vôlei
Atleta vindo do Sada Cruzeiro vê o projeto local como o melhor caminho para o momento atual de sua carreira
Desejo antigo do JF Vôlei, o ponteiro Leozinho, 22 anos, 2m de altura, foi apresentado oficialmente pelo time juiz-forano na tarde dessa terça-feira (29), antes de realizar sua primeira atividade sob comando do técnico e amigo, Henrique Furtado. De sorriso fácil, o atleta da Seleção Brasileira sub-23, que acaba de disputar Mundial no Egito, agradeceu a oportunidade após não ter obtido sequência de jogos pelo time principal do Sada Cruzeiro na última temporada. Emprestado pela Raposa, o ponta vê o projeto como o melhor caminho para o momento atual de sua carreira.
“Fui muito bem recepcionado pela comissão técnica, tenho anos de amizade com o Henrique, uma coisa forte que vai além da quadra. Estou muito motivado, quero trabalhar firme e jogar. O Henrique é um dos principais treinadores da minha formação como atleta. Sempre tive muitos exemplos de atletas que passaram no Sada e pude aprender muito. O que falta para mim é jogar e acho que esse ano no JF Vôlei será essencial na minha carreira. Preciso evoluir jogando”, destaca Leozinho.
Henrique Furtado trabalha com Leozinho desde junho de 2011, quando o treinador chegou nas divisões de base cruzeirenses. Na temporada passada, os caminhos foram diferentes, mas o monitoramento não parou. Para o comandante juiz-forano, o jovem irá elevar sobretudo o nível de ataque da equipe.
“É uma alegria muito grande contar com o Leozinho, um jogador que conheço há muitos anos. Pode acrescentar muito no nosso time, tem muito potencial, com valores ofensivos muito interessantes. Tem um saque agressivo, tanto flutuante, quanto viagem, um ataque refinado e um ótimo alcance. Pode nos ajudar em outros fundamentos, como no passe, bloqueio e defesa. Além de ser uma pessoa espetacular. Vai crescer muito, foi muito bem treinado na última temporada pelo Marcelo Mendez (técnico do Sada). Tenho certeza que o JF Vôlei pode contribuir no crescimento dele, assim como ele realizar um grande trabalho com esses ótimos jovens que temos”, avalia.
Se a chance será produtiva para o ponteiro, sua história serve de exemplo para o próprio projeto do JF Vôlei, como evidenciou o presidente da equipe, Toninho Buda. “Estamos tentando trazê-lo desde o ano passado. É o único jogador do Sada Cruzeiro que passou por todas as categorias de base, desde os 9 anos de idade, antes da existência da equipe. Em 2004 ele já fazia parte dos times do Cruzeiro e . Tem 13 anos ininterruptos no clube. Isso para nós é um exemplo muito grande porque começamos há alguns anos algo semelhante no Clube Bom Pastor. Será ótimo para os rapazes e as meninas verem. Já têm jovens inclusive treinando no time principal, tendo essa presença do Henrique e de pessoas altamente profissionalizadas. Para Juiz de Fora e para o JF Vôlei é mais um crescimento.”
Mineiro será preparação para a Superliga
Nestas quarta e quinta-feira, às 18h e 11h, respectivamente, os locais fazem amistosos contra o Sesc (RJ), no Ginásio da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com entrada do público gratuita. O técnico Henrique Furtado destacou a importância dos jogos para o processo de evolução coletiva na temporada.
“É nosso terceiro adversário em amistosos, já enfrentamos duas vezes o Botafogo (RJ) e duas o Montes Claros. São três equipes muito qualificadas. Um vai brigar pelo título da Superliga B e os outros dois, sem dúvida, vão fazer uma grande Superliga, têm elenco para isso. É muito importante nos prepararmos contra times do mais alto nível possível. Gostaria de fazer até outros jogos, e a diretoria está trabalhando muito para isso”, revela.
Após os encontros, o JF Vôlei, enfim, terá seu primeiro compromisso oficial: o Campeonato Mineiro. Nos dias 7 e 8 de setembro, os juiz-foranos visitam o Sada Cruzeiro. Menos de uma semana depois, nos dias 13 e 15, o elenco vai a Montes Claros enfrentar os donos da casa em dois jogos. Finalizando a primeira fase, o JF Vôlei recebe o Minas Tênis Clube nos dias 26 e 27.
“É um campeonato muito forte, todos os times estão no rol de equipes da primeira divisão da Superliga. Você enfrenta alguns dos melhores elencos do país e para nós é uma grande experiência. Vamos entrar em todos os jogos para vencer, como sempre fazemos, pensando jogo a jogo, mas sem dúvida nenhuma sabendo que ele é muito importante para nós chegarmos bem na Superliga. Ele serviu de preparação no ano passado e a dificuldade que enfrentamos no Estadual é fundamental para chegar em um nível alto de jogo na Superliga, que é nosso objetivo principal”, avalia Henrique.
No torneio, os quatro times participantes se enfrentam em turno e returno e se classificam às semifinais. O dono da melhor campanha enfrenta o time da pior, com segundo e terceiro colocados no protagonismo do outro duelo, em cruzamento olímpico.