Painel 11-06-17

Por Paulo Cesar Magella

Polo criativo

O Conexão Empresarial – evento organizado pelo jornalista Paulo César Oliveira e seu filho Gustavo Oliveira – teve a presença de lideranças políticas, inclusive o governador Fernando Pimentel, e empresariais, que tiveram a oportunidade de discutir não apenas temas ligados ao setor, mas também projetos que estão sendo implementados por startups. Foi nesse sentido que, em um dos painéis, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Miguel Correa, anunciou o P7 Criativo, que fomentará a criatividade dentro e fora do ambiente acadêmico. Em breve, um prédio inteiro da pasta, em Belo Horizonte, vai abrigar startups para compartilhamento de conhecimento com setores interessados.

Aceleradoras

O Governo deve desdobrar esse processo pelo interior do estado com aceleradoras, que irão habilitar professores para o repasse de conhecimento. A meta é implantar cem unidades, gerando empregos da ordem de 50 mil. Hoje, Minas exporta cerca de 1,9 milhão de jovens para o mercado de trabalho de outros estados, que deve ser revertido com esse trabalho.

JF investimentos

Um dos palestrantes do evento, o prefeito Bruno Siqueira fez uma exposição de sua administração e da capacidade de investimentos de Juiz de Fora, citando, inclusive, o caso da M. Dias Branco, cujo investimento total chegará à casa de R$ 500 milhões. Destacou, ainda, que a cidade está em parceria com o Estado para participação no processo de aceleradoras.

Saída para o Expominas

O presidente da Codemig, Marco Antônio Vasconcellos, garantiu que o Estado está buscando alternativas para viabilizar o Expominas de Juiz de Fora, mas admitiu que a solução deve ser construída com a participação da comunidade, especialmente as lideranças empresariais. O centro de convenções, construído por inspiração do ex-presidente Itamar Franco, tem custos expressivos, mas ele considera que a saída será encontrada com a implementação mais frequente de eventos de todos os portes, que o deixem em funcionamento durante todo o ano.

Wendell Guiducci

Wendell Guiducci

Wendell Guiducci é jornalista formado pela UFJF. Foi repórter e editor da Tribuna entre os anos 2000 e 2024. Hoje assina, como colaborador, a coluna de crônicas "Cronimétricas". É autor dos livros de minificções "Curto & osso" e "Suíte cemitério", e cantor da banda de rock Martiataka. Instagram: @delguiducci

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também