Cidade quer ser rota para turistas

Na tentativa de tornar os impactos dos feriados e pontos facultativos positivos para a economia local, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedettur) tem feito ações junto aos hotéis e ao comércio para atrair turistas. “Historicamente, nós temos um público que viaja nestas datas para fora da cidade, mas entendemos que temos todo o potencial para atrair pessoas de outros municípios. Neste sentido, criamos alguns projetos em parceria com hotéis e restaurantes para divulgar Juiz de Fora como um local acolhedor, e não apenas de passagem”, diz o titular da pasta João de Matos.
Ele destaca que, no ano passado, foi criado o projeto “JF Fique Mais”. “Quando o time do Fluminense veio jogar no nosso estádio, nós distribuímos um guia sobre a cidade. A cada ingresso vendido, o torcedor recebia este material de divulgação. A nossa proposta era mostrar os nossos atrativos de forma que as pessoas se interessassem em ficar mais tempo por aqui”, relembra. Segundo ele, a ação trouxe acréscimo de 67% na ocupação da rede hoteleira.
Outra ação feita pela Sedettur se refere aos pais de alunos que estudam aqui e são de outras localidades. “Nós temos um público grande de estudantes morando em repúblicas. Nossa proposta é convidar os pais e familiares para passarem um tempo na cidade. Estamos elaborando este projeto e vamos buscar a parceria das escolas para a distribuição do material que está sendo feito.” A outra proposta é incluir a cidade na rota do turismo de aventura, com um local que possibilita a realização de esportes como rapel, ciclismo, dentre outros. “Estamos mapeando rotas para estas atividades, pois queremos apresentar este potencial aos turistas.”
Lojas de rua
João concorda com a proposta do Sindicomércio-JF de incentivar as lojas de rua a funcionarem nestas datas. “Temo muito orgulho de termos um shopping a céu aberto e, com certeza, o funcionamento destes estabelecimentos aumenta o potencial atrativo da cidade. Há muitas chances de negócio nestas datas, precisamos trabalhar em prol para aproveitar as oportunidades.