Local definido para o desfile


Por Chico Evangelista, ex-vereador

01/03/2017 às 07h00- Atualizada 01/03/2017 às 12h38

Este ano, assisti ao desfile das Escolas de Samba de Juiz de Fora no sábado e no domingo e pude fazer algumas avaliações. Fui e sou um dos defensores da antecipação dos desfiles em Juiz de Fora. Concordava que, antes da antecipação, muitos deixavam de prestigiar os desfiles porque queriam aproveitar o feriado prolongado do carnaval ora indo para o litoral, ora indo para sítios e granjas, ou mesmo indo assistir aos desfiles na Marquês de Sapucaí no Rio de Janeiro.

A antecipação faz com que todos possam prestigiar nossos desfiles e, depois, seguir outros destinos ou brincar nos blocos de rua em nossa própria cidade. Também permite que os comerciantes faturem mais, pois a cidade recebe mais visitantes, incluindo foliões de outras cidades.

Um dos problemas dos desfiles das escolas de samba era o local. A passarela do samba montada na Avenida Brasil tinha uma curva, que impedia muitos de ver o início e o final do desfile, e, por ser muito, longa dava a impressão de que os camarotes e as arquibancadas estavam vazios.

O acesso à praça de alimentação era complicado, pois ficava localizada no início da passarela do samba, e o gasto com segurança para evitar invasões às margens do Rio Paraibuna era muito alto. Além disso, o que mais incomodava a população era o impedimento do trânsito, que causava muitos transtornos naquela região.
Depois de muitas tentativas, tanto do Executivo e da Funalfa quanto da Liga das Escolas de Samba, chegou-se ao consenso de que o carnaval teria que ser no Parque de Exposições, pois o local atende todas as condições para a realização dos desfiles.

Como foi o primeiro desfile, algumas melhorias têm que ser feitas para o próximo carnaval:
1) Colocar ônibus totalmente gratuitos do Centro de Juiz de Fora para o Parque de Exposições e do Parque de Exposições para o Centro da cidade, pois os moradores da Zona Sul saem prejudicados.
2) Convidar os blocos que saem na Rua Halfeld no sábado e no domingo até o início do desfile das escolas de samba para que saiam no Parque de Exposições para atrair foliões.
3) Aproximar a praça de alimentação dos camarotes e das arquibancadas.
Com essas melhorias, acredito que, definitivamente, teríamos nossa passarela do samba, só faltando um nome bem sugestivo para ficar na cabeça do povo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.