Dom João Justino é nomeado pelo Papa para atuar em Montes Claros

Dom João Justino de Medeiros Silva, natural de Juiz de Fora, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros. A nomeação foi divulgada nesta quarta-feira (22). O religioso, que atuava como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 1984, ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFJF e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior (CES/JF). Ele ainda foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.
Em Juiz de Fora, foi vigário episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores. Dom Justino foi ainda professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora. No município, foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, e na Paróquia Bom Pastor, além de vigário paroquial na Paróquia São Pedro.
O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu a dom Justino pela dedicação àquela arquidiocese. “A Arquidiocese de Montes Claros, com a nomeação do Papa Francisco, ganha um dedicado e entusiasmado servidor que, exemplarmente, testemunha o Evangelho de Jesus Cristo. Vamos juntos pedir a Deus que continue a iluminar o ministério de dom João Justino nessa nova missão”, afirmou dom Walmor por meio de sua assessoria de comunicação.