Vereador propõe estudo para criar feiras livres à noite


Por Guilherme Arêas

03/02/2017 às 15h52- Atualizada 03/02/2017 às 16h00

O vereador Marlon Siqueira (PMDB) protocolou nesta sexta-feira (3) requerimento que solicita a realização de estudo sobre a possibilidade de adoção de novos horários para a realização de feiras livres em Juiz de Fora. No texto que deve ser lido em plenário na próxima sexta-feira, quando terá início o período legislativo de fevereiro, ele sugere a adoção de espaços destinados ao já tradicional comércio de gêneros alimentícios também no período noturno. O pedido é direcionado ao Executivo, uma vez que, de acordo com o Código de Posturas municipal, a realização de feiras deve ser autorizada pelo Poder Executivo.

“O projeto da feira livre noturna é bom para o produtor rural, que venderá o seu produto aumentando a renda familiar; bom para o consumidor, que terá acesso a um horário diferenciado para comprar alimentos frescos; e excelente para a cidade, que terá o seu espaço público ocupado de forma saudável à noite”, considera o vereador. Marlon defende ainda que o tema seja levado à discussão com a sociedade e feirante. “Essa demanda surgiu em uma conversa na feira, mas devemos ampliar essa interlocução com todos os envolvidos diretamente no projeto. Ouvir diretamente o cidadão será um predicado nas ações do nosso mandato”.

Segundo números da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, pasta que chegou a ser comandada por Marlon durante o primeiro mandato do prefeito Bruno Siqueira (PMDB), 14 feiras são realizadas semanalmente em Juiz de Fora (ver lista abaixo). As feiras são montadas entre terça e domingo em vários pontos da cidade e sempre ocorrem no período na manhã, entre 7h e 12h30 – algumas se encerram um pouco mais cedo.

 

3ª feira 7h às 11h30 Mariano Procópio Rua Dr. Luiz Andrés
3ª feira 7h às 11h30 Francisco Bernardino Rua Felício Domingos Guffo
4ª feira 7h às 12h São Mateus Rua Coronel Pacheco
4ª feira 7h às 11h30 Vale dos Bandeirantes Rua Antonio de Paula Mendes
5ª feira 7h às 12h Manoel Honório Rua Américo Lobo
5ª feira 7h às 11h30 Monte Castelo Rua Branca Mascarenhas
6ª feira 7h às 12h Alto dos Passos Rua Belmiro Braga
6ª feira 7h às 11h30 Bairro de Lourdes Av. Brasil
6ª feira 7h às 11h30 Jóquei Clube II Rua Padre Edmundo
Sábado 7h às 12h30 Santa Luzia Rua Três Ilhas
Sábado 7h às 12h30 São Pedro Rua Professor José Ribeiro
Sábado 7h às 12h30 Benfica Rua Evaristo da Veiga
Sábado 7h às 12h Jardim Esperança Rua Henrique Pimenta Brasiel – Praça João Álvares de Assis
Domingo 7h às 12h30 São Mateus Rua Manoel Bernardino
Domingo 7h às 12h30 Centro Avenida Brasil

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.