Como evitar infecções e contaminação cruzada


Por Dra Alice Amaral

02/02/2017 às 18h17- Atualizada 02/02/2017 às 18h21

corsi_formazione_sicurezza_igiene_alimentare_big

 

Muitas receitas começam com as indicações dos ingredientes, modo de preparo e outras recomendações.

Textos abordam também armazenagem, transporte e vários tópicos relacionados aos alimentos.

Nós brasileiros, temos o hábito do banho diário e somos um dos maiores consumidores mundiais de produtos de higiene e beleza, porém ainda notamos que muitas pessoas não observam a correta higienização das mãos antes das refeições e também quando manipulam alimentos.

Verificamos a limpeza dos pratos e dos talheres, a apresentação da mesa e do aspecto geral do ambiente, e devemos também sempre lembrar a higiene das mãos.

E vale também para as mãos dos prestadores de serviços, como garçons, maitres, atendente que manipula o prato no restaurante por quilo e demais atendentes envolvidos.

Algumas medidas para prevenir doenças são coletivas, mas devemos considerar que a higiene das mãos é uma medida individual de grande impacto para evitar infecções e também contaminações cruzadas.

A proposta é iniciar os textos com a seguinte recomendação: Lave bem as mãos antes de iniciar todo e qualquer procedimento que envolva a manipulação de alimentos.

 

Fale conosco, tire suas dúvidas e dê sugestões. Acesse nossos canais de comunicação:

www.draaliceamaral.com.br

facebook/ClinicaDraAliceAmaral

Instagram: alice.amaral

[email protected]

Venha conhecer a nossa Clínica localizada na Rua Espírito Santo, 1115 – 17° andar – Centro Empresarial Alber Ganimi Centro – Juiz de Fora – MG

Tels: (32) 3215-2250 e (32) 3216-2050

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.