Defesa Civil atende mais 13 chamados
Outras 13 ocorrências foram atendidas pelas Defesa Civil entre às 17h30 desta quarta-feira e 8h desta quinta (15) em decorrência das chuvas que vêm caindo na cidade. Segundo balanço da pasta, foram atendidos seis chamados na região Leste, três na Norte, dois no Centro, um na Sudeste e Nordeste. O caso mais grave foi registrado no Bairro Marumbi, onde um muro caiu e atingiu a parede de uma residência. Não houve vítimas. Os moradores foram orientados a fazer os reparos necessários.
Dentre as outras solicitações, destacaram-se ameaças de escorregamento de talude e ameaças de queda de árvore. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação também registrou 14 pedidos de cortes de vegetação entre ontem e hoje. Um dos atendimentos desta natureza seria realizado pela Empav na Rua Luiz Zuddio, via de acesso ao Morro do Imperador, no São Pedro, onde uma árvore seria retirada do local. Conforme a assessoria de comunicação do órgão, parte do serviço foi realizado durante a manhã. A via, no entanto, continua com uma das pistas interditadas por conta do acúmulo de terra no local, que deve ser removida por uma equipe da Secretaria de Obras até amanhã.
Conforme pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a média de chuva nas últimas 24 horas foi de 19,98 milímetros na cidade. Grama, Distrito Industrial e Ponte Preta foram os bairros com maior concentração, com, respectivamente, 50,29; 47,59 e 46,3 milímetros. Já o 5º Instituto Nacional de Meteorologia apontou precipitação de 43,7 milímetros em equipamentos localizados no Campus da UFJF.
Até o fim da manhã, o Rio Paraibuna estava cerca de 2,12 metros acima de seu nível normal. Durante a madrugada, a medição apontou 2,53 metros.
Instabilidade se mantém
Assim como nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de pancadas de chuvas significativas para grande parte do Estado de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata. Conforme o aviso, o acumulado de precipitações pode oscilar entre 30 e 100 milímetros até as 23h59, e as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de ventos fortes e trovoadas.