Copese registra cerca de 1.800 faltosos no primeiro dia de Pism
Atualizada às 13h21
A Comissão Permanente de Seleção (Copese) registrou 1.845 estudantes ausentes no primeiro dia de aplicação das provas do Pism na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O exame teve início neste domingo (11), às 13h, e prossegue nesta segunda-feira, das 13h às 17h.
De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, mesmo com o aumento de 2.130 candidatos em relação ao ano passado, o percentual total de ausentes deste ano, 7,09%, é menor do que em 2015, quando foram verificados 12,29% de faltosos. O número total de inscritos em 2016 é o maior da história do seriado, com 26.022 estudantes.

Neste domingo, próximo ao horário do início da prova, foi observado grande fluxo de veículos em vias que levavam à universidade. Para este segundo dia de exame, a recomendação da comissão organizadora do Pism é que os estudantes utilizem o transporte público para chegar aos locais de prova. Nesta segunda, por volta das 11h, já eram observadas algumas retenções nos pontos de acesso aos pórticos da UFJF, como Avenida Itamar Franco, e a Doutor Paulo Japiassu Coelho, no Cascatinha. Além de Juiz de Fora, as provas serão aplicadas em Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda (RJ).
Incêndio no ICE não comprometerá prova
Ainda de acordo com a assessoria da universidade, um incêndio, seguido de uma pequena explosão, no Laboratório de Espectroscopia e Estrutura Molecular (Neem), do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICE) não prejudicará o andamento das provas no prédio. O acidente aconteceu durante a madrugada, sendo controlado pelo Corpo de Bombeiros. Conforme a corporação, foi preciso arrombar a porta de acesso ao laboratório para adentrar no local. Em função do deslocamento de ar, houve quebra de alguns materiais e das vidraças de partes das janelas.
Equipes da UFJF passaram a monitorar a situação da área, que foi totalmente isolada. A perícia da Polícia Federal foi acionada e também faz levantamentos no local.