Chuva deve continuar durante toda semana

A continuidade da chegada de umidade da Região Amazônica associada a uma frente fria que atua na região Sudeste do país seguirá mantendo o tempo instável em Juiz de Fora e região. Conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia, a segunda-feira (12) deve ter céu encoberto a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima deve girar entre 27 e 29 graus.
De acordo com o meteorologista do 5º Distrito de Meteorologia, Luiz Ladeia, a previsão é de que as condições se mantenham por, pelo menos, até quinta-feira. “A atuação destes dois sistemas deixa o tempo instável, sem perspectiva de mudança. Em alguns momentos, o tempo pode abrir um pouco, mas a tendência é de que volte a chover novamente”, explica.
Neste domingo, os termômetros chegaram aos 29,2 graus. Conforme pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, a média de chuva nas últimas 24 horas foi de 10,49 milímetros. Os pontos da cidade com maior acumulado foram Aeroporto, Paço Del Rey e Floresta, com 27,94; 26,75 e 25 milímetros, respectivamente. Neste mesmo período, oito chamados foram abertos na Defesa Civil, todos sem gravidade, conforme a pasta. Já pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, apontaram 17,6 milímetros de chuva na região.
Já entre 18h de sexta e 10h desta segunda, o somatório é de 41 ocorrências. No sábado, o chamado de destaque foi a queda de uma árvore no São Pedro, Cidade Alta, atendimento que mobilizou também equipes do Corpo de Bombeiros, que cortaram outras três árvores que colocavam moradores em risco. Segundo a Defesa Civil, uma assistente social irá ao local nesta segunda fazer uma visita e prestar o auxílio necessário. Já na Zona Leste, funcionários da Secretaria de Obras e Cesama trabalham em duas ruas, que ficaram interditadas por conta de erosões. O primeiro caso é na Rua Horamides Maria Aparecida, no Santa Rita, onde foi verificado rompimento de uma rede de drenagem. Já na Rua Mario Ferreira Siqueira, no Marumbi, houve rompimento de uma rede de esgoto.
Muita chuva
Nestes 12 primeiros dias de dezembro, o somatório de chuva em Juiz de Fora, segundo dados do Inmet, foi de 144,3 milímetros. A média histórica do mês é de 327 milímetros. O dia de maior acumulado foi na sexta-feira, quando choveu cerca de 52,2 milímetros em apenas uma hora.