NOVOS ATORES
Embora a renovação da Câmara tenha sido abaixo da média histórica, os novos agentes públicos têm uma agenda própria, como ficou claro na edição de domingo da Tribuna, quando tiveram oportunidade de apresentar seus projetos. A segurança foi um dos temas recorrentes, mas, desta vez, com a lucidez de quem sabe que a prerrogativa inicial é da União e do estado, ficando o município em outra etapa, a despeito de suas obrigações sociais. Os novos vereadores não fizeram promessas tipo construção de postos ou iniciativas além de suas atribuições. E nem poderiam, pois uma é delegada de carreira, e o outro é militar com uma longa ficha de trabalho na Polícia Militar. Ambos sabem, portanto, o que pode e o que não tem meios de ser feito pelo Legislativo.
Os discursos, no entanto, foram de pé no chão, sobretudo após o pleito, quando todos já estão desonerados de ações voltadas unicamente para a conquista do voto. Agora, restando apenas a diplomação e a posse, terão que colocar em prática demandas de interesse do eleitor, sobretudo de suas comunidades. Este, aliás, é outro viés que chamou a atenção. Vários dos eleitos são lideranças em suas regiões, confirmando o que já se discute em alguns setores: o voto setorial, já que, da mesma forma que um deputado não tem meios de falar por todo um estado, um vereador também não tem condições de ir atrás do voto e discutir representatividade em todos os cantos da cidade. Talvez nos municípios de menor porte.
Com quase 600 mil habitantes, Juiz de Fora está entre os municípios em que a votação se dá por áreas, salvo casos especiais em que um político consegue capturar votos em todas as regiões, mas são exceções. A maioria fala em nome de suas comunidades e arredores, o que é uma realidade, pois o vereador é o representante desses segmentos. Como ainda resta o segundo turno para o Executivo, a maioria não se posicionou, mas é necessário, antes mesmo de assumirem, que se inteirem das demandas da cidade. Não são poucas, e o papel da Câmara é estratégico na formatação destes projetos.