Painel 20-08-2016

Por Tribuna

Disputa na Justiça
A primeira semana de campanha já mostrou que a Justiça será acionada sistematicamente pelos candidatos pelo que consideram uso abusivo das redes sociais. Os chamados perfis falsos são os mais comuns, nos quais os políticos são mostrados em situações constrangedoras. Isso sem se contarem os preconceitos, que, em épocas como essa, costumam aflorar. Quando visitaram a Tribuna, representantes do Judiciário e do Ministério Público avisaram com ênfase que estariam atentos ao debate pela internet e que atuariam mesmo sem serem provocados pelas partes. Mas os próprios políticos se dispõem a vigiar o adversário, daí, as representações que já começam a pipocar na Justiça Eleitoral.

Temas locais
A eleição municipal deve descartar os temas nacionais não apenas pelas suas características próprias, nas quais as demandas da cidade são as pautas mais em conta, mas também pela incerteza do que virá pela frente. O julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff vai ocorrer uma semana antes do pleito e, além do desfecho, ainda há o envolvimento de várias legendas na base do Governo. Falar só do PT não será o suficiente, já que outros partidos, inclusive o PMDB, fizeram parte do Governo.

Com jornalistas
O Encontro Nacional de Jornalistas, que está ocorrendo em Juiz de Fora, abrirá espaço em sua agenda para receber os candidatos a prefeito. Será às 10h30, no Ritz Hotel, local onde o evento está sendo realizado. Os profissionais discutem temas ligados diretamente à profissão, mas a relação das instâncias de poder também entra na agenda, por estar no dia a dia da categoria. O encontro serve ainda para avaliar o mercado de trabalho e a violência. O Brasil é um dos países em que os jornalistas correm mais riscos, embora não tenha nenhum tipo de guerra formal em seu território.

Também na capital
Debates entre candidatos são rotina na atual fase da campanha e estão ocorrendo pelo país afora. Em Juiz de Fora, os políticos já se encontraram durante seminário com empresários do setor do turismo e falam hoje aos jornalistas. Em Belo Horizonte, o Conexão Empresário, evento que reúne boa parte do PIB de Belo Horizonte, sob a coordenação do jornalista Paulo Cesar de Oliveira, ouviu ontem os candidatos da capital. Estiveram presentes João Leite (PSDB), Délio Malheiros (PSD), Eros Biondini (PROS), Reginaldo Lopes (PT), Luiz Tibé (PTdoB) e Rodrigo Pacheco (PMDB). O PSB, do prefeito Marcio Lacerda, saiu da cabeça de chapa e indicou o vice da chapa de Malheiros.

Júlia Pessôa

Júlia Pessôa

Jornalista, mestra em Redes, Estéticas e Tecnoculturas, especialista em Gênero e Sexalidades, e doutoranda em Ciências Sociais, tendo como casa a UFJF. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal, onde ainda integra o grupo de pesquisa Género e Performance (GECE). Foi repórter da Tribuna de Minas por mais de dez anos, passando por todas as editorias do jornal, especializando-se ao longo do tempo, em coberturas de direitos humanos, gênero, cultura e gastronomia. É professora universitária, pesquisadora, feminista e, acima de tudo, curiosa. Retorna à Tribuna como coordenadora editorial da redação.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também