Painel 07-08-16

Por Paulo Cesar Magella

Pressão de cima

O prazo para as convenções terminou às 23h59 de sexta-feira, mas a discussão política, em vez de diminuir, ganhou contornos de tensão nas últimas horas. Tudo por conta de ações vindas de Brasília e de Belo Horizonte para alterar a correlação de forças em Juiz de Fora. Já na tarde do dia 5, quando o PSC ainda não tinha feito sua convenção, começaram a circular informações sobre uma possível orientação da direção nacional para tirar o PR, do missionário Márcio Santiago, da coligação com Noraldino Júnior. Os rumores continuaram, mas a convenção foi realizada. No entanto, como o registro de chapas se dá até o dia 15 deste mês, ainda há riscos de mudanças, dado que causa apreensão até mesmo nos bastidores do PSC. Ordens para levar o PR para a chapa de Lafayette Andrada (PSD) teriam sido dadas diretamente da direção nacional, leia-se Valdemar Costa Neto, mas não houve confirmação. Dirigentes estaduais também estariam negociando uma saída para o impasse.

Horas decisivas

As próximas horas serão de intensas negociações, pois a saída do PR da coligação do PSC mudaria toda a estratégia do partido, que ficaria sem tempo adequado na propaganda eleitoral, que começa no dia 26. O PR, com uma expressiva bancada na Câmara Federal, é quem daria esse tempo a Noraldino. Mesmo que os representantes do PR mantenham uma espécie de apoio informal, o que vale é a decisão do diretório. O deputado Márcio Santiago, que enfrenta a sua primeira eleição como articulador político, tem o desafio de manter o que foi decidido na convenção. Mas, como foi e voltou em várias decisões, nada surpreenderá daqui por diante.

Audiência

Em meio à corrida atrás do voto dos eleitores, os atuais vereadores programaram, por enquanto, duas audiências públicas para este mês. A primeira está marcada para o dia 17 e vai tratar da situação de uma encosta no Bairro Eldorado. A segunda, no dia seguinte, tem como meta discutir o projeto de lei que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária para o exercício financeiro de 2017. Para ambos os eventos estão convidados secretários municipais e representantes de segmentos organizados da cidade. As duas audiências começam às 15h.

Disque-denúncia

Já está disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral o sistema “Denúncia on-line”, para denúncia de propaganda eleitoral irregular feita nas ruas ou na internet. Também poderão ser denunciados os casos de propaganda extemporânea, uma vez que a permissão só valerá a partir do dia 16, data prevista pela legislação para o início da propaganda eleitoral. O sistema não aceita denúncias anônimas, sendo obrigatória a identificação do denunciante, mas os dados pessoais ficarão restritos à Justiça Eleitoral e não constarão no expediente instaurado para constatação da irregularidade.

Bárbara Riolino

Bárbara Riolino

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também