Painel 13-07-2016

Por Paulo César Magella

Convenções e acordos
Quase todos os partidos já marcaram data de suas convenções, mas isso não indica, necessariamente, que já tenham suas candidaturas majoritárias fechadas. O PSDB inaugura o ciclo no dia 20, enquanto PMDB e PSB oficializam suas candidaturas no mesmo dia, 30. Os tucanos não terão cabeça de chapa, mas todo o encaminhamento é para fechar com a reeleição do prefeito Bruno Siqueira, enquanto os socialistas estão em campo com a candidatura de Wilson da Rezato. O PT de Margarida Salomão e o PSC de Noraldino Júnior ainda não definiram suas convenções, mas é provável que as façam já no limite do prazo, isto é, perto do dia 5 de agosto. Ambos já têm a cabeça de chapa confirmada, mas devem aproveitar os próximos dias para outros entendimentos, em conversas em que a figura do candidato a vice-prefeito torna-se estratégica.

Vice incerto
Essa, aliás, é a grande questão dos dirigentes. Muitos entendimentos ainda têm possibilidade de ser revistos em nome de outros apoios, daí o adiamento de tais decisões. Embora tenham praticamente fechado com o prefeito Bruno Siqueira, os tucanos ainda não dizem que o coronel da reserva Ronaldo Nazareth será o nome que vão indicar, valendo o mesmo para o PSC de Noraldino Júnior, que tem, em princípio, o delegado da Polícia Federal Cláudio Dornelas como primeira opção. Os dirigentes seguem a lógica do ex-governador Magalhães Pinto, de que política é igual nuvem, a cada momento está num lugar. Por isso, as incertezas dos eventuais vices.

Blocão conversa
O blocão, em princípio, formado por PPS, PR, PDT, PSDC, PMN e Solidariedade, tem sido o mais cobiçado, mas não vai fechar imediatamente com nenhuma candidatura, preferindo esgotar todas as margens de negociação. O deputado Antônio Jorge (PPS) reafirmou que a meta é estabelecer uma espécie de carta-compromisso, para fechar acordo. Nela estariam expostos projetos do grupo. A disposição é de se avistar com todos os pré-candidatos, inclusive o prefeito Bruno Siqueira e a deputada Margarida Salomão. Com Noraldino, as conversas já ocorreram mais de uma vez. O DEM também deve ser procurado, embora de modo discreto.

No mesmo espaço
A inauguração do Shopping Jardim Norte, ontem, pela manhã, foi pontuada pela presença de diversos atores políticos que irão às urnas este ano, a começar pelo prefeito Bruno Siqueira, que falou pelo município, e o deputado Lafayette Andrada (PSD). Muitos candidatos a vereador e à reeleição na Câmara também participaram do evento no qual não faltaram breves conversas, mas sinalizadoras de aproximação. O deputado Lafayette Andrada revelou que já tem a equipe multidisciplinar para elaborar o seu programa de governo. O grupo será coordenado pelo ex-presidente da Embrapa, Alberto Duque Portugal, e terá a participação do professor Paulo Nepomuceno, ex-coordenador do projeto do Parque Tecnológico, o apoio do urbanista Márcio Cavão, que projetou o Porto Madero, de Buenos Aires, e Júlio Grillo, na área de sustentabilidade.

Júlia Pessôa

Júlia Pessôa

Jornalista, mestra em Redes, Estéticas e Tecnoculturas, especialista em Gênero e Sexalidades, e doutoranda em Ciências Sociais, tendo como casa a UFJF. Realizou estágio doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal, onde ainda integra o grupo de pesquisa Género e Performance (GECE). Foi repórter da Tribuna de Minas por mais de dez anos, passando por todas as editorias do jornal, especializando-se ao longo do tempo, em coberturas de direitos humanos, gênero, cultura e gastronomia. É professora universitária, pesquisadora, feminista e, acima de tudo, curiosa. Retorna à Tribuna como coordenadora editorial da redação.

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também