Ações educativas proliferam pela cidade
Diante do aumento no número de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Juiz de Fora – dengue, febre chikungunya e zika vírus -, diversas entidades têm promovido ações educativas para chamar a atenção da comunidade no combate ao mosquito. Nesta sexta (4), por exemplo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza o “Dia oficial de mobilização contra o Aedes aegypti”, que contará com diversas ações de conscientização, e na manhã de sábado (5), o evento “Bem comum” receberá o Teatro da Dengue durante atividade no Bairro Bandeirantes, a partir das 8h. Na manhã desta quinta-feira (3), cerca de 40 alunos da Escola Adventista de Juiz de Fora realizaram uma blitz na Avenida Itamar Franco, próximo ao Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, no Bairro São Mateus, Zona Sul.
Os estudantes abordaram motoristas e pedestres, entregando panfletos e marcadores de livros com dicas para evitar focos do vetor em casa. A cada parada do semáforo, eles ocupavam as ruas com cartazes sobre o assunto. “Iniciamos a segunda etapa de um trabalho de conscientização sobre o Aedes que estamos promovendo. A primeira foi a educação interna em sala de aula. Na próxima quarta-feira, faremos a terceira etapa, que será uma passeata por ruas próximas da escola, na região dos bairros Dom Bosco e São Mateus, envolvendo os estudantes e a comunidade”, explicou o diretor da escola, Luiz Tarcísio Alves. O diretor destacou que, até a próxima semana, ação semelhante a esta acontecerá em outros pontos da cidade. Ao todo, 160 alunos do sexto ao nono ano estão envolvidos nas atividades, realizadas em parceria com a Secretaria de Saúde.
O comitê gestor da Sala de Operações de Combate ao Aedes também realizou ações nesta quinta. Entre elas estiveram vistorias simultâneas nas regiões central e Norte. Equipes das secretarias de Atividades Urbanas, Saúde e Guarda Municipal vistoriaram um imóvel na Rua Dom Lasagna, Bairro Jardim Glória. Na Zona Norte foram três empresas, entre elas duas de sucata e um depósito de veículos.
Dia de mobilização
Nesta sexta-feira, a PJF promove o “Dia municipal de mobilização contra o Aedes aegypti”, com o objetivo de incentivar toda a sociedade a realizar ações de combate ao mosquito. A mobilização tem como base a participação da população para realizar ações simples, porém, eficazes no combate ao mosquito, como jogar lixo em local adequado, limpar o quintal, tampar as caixas d’água, verificar plantas e vasos, e incentivar vizinhos e amigos a realizarem uma vistoria semanal em casa para evitar a proliferação do vetor.