JF no Mineiro de base
Juiz de Fora está de volta ao Campeonato Mineiro de base. O Uberabinha, clube amador da cidade filiado à Federação Mineira de Futebol, e o projeto de extensão Futebol UFJF uniram forças para disputarem a competição estadual em duas categorias: sub-15 e sub-17. Além disso, a parceria também está à frente de um projeto para disputar a Taça BH sub-17.
Para o coordenador do Futebol UFJF, Marcelo Matta, a parceria representará uma melhora no nível técnico e tático para os atletas. “É uma aproximação ainda maior da UFJF em relação a comunidade. Nossos acadêmicos de Educação Física terão a oportunidade de participar de um Campeonato Mineiro em um nível de exigência maior. E isso para as pesquisas vai ser bacana. Há dois anos a gente já tinha planejado que isso ia acontecer, o aumento do nível de competitividade.”
O diretor de base do Uberabinha, Sérgio Eduardo Rezende, acredita que pode estar sendo dado o primeiro passo para um novo time de futebol profissional na cidade. “Temos a ideia de crescer e sermos grandes um dia. E o sonho começa através dessa parceria. O projeto do Marcelo (Matta) é audacioso. O Uberabinha viu nessa parceria uma oportunidade de crescer. É tudo que sempre sonhamos. Nosso projeto é disputar um campeonato profissional em 2023. Se esse sonho for possível, quem sabe não teremos uma nova equipe profissional em Juiz de Fora?”
Para fortalecer o elenco, a nova equipe Uberabinha/UFJF promoverá nesse sábado um processo seletivo de atletas no campo da Faculdade de Educação Física (Faefid). Às 15h serão avaliados jogadores nascidos em 2001 e 2002. Já às 16h será a vez da geração de 1999 e 2000. Os interessados em participar devem enviar e-mail para [email protected] solicitando a ficha de inscrição.
Taça BH
O plano do Uberabinha/UFJF de disputar a Taça BH passa pela união com a escola de futebol Tetra Brazil Soccer, empresa que já era parceira do projeto da Universidade. A empresa será a responsável por captar investidores que possam viabilizar Juiz de Fora como uma das sedes do torneio.
“Estamos visualizando a possibilidade de uma equipe internacional disputar a Taça BH aqui em Juiz de Fora. Essa equipe ajudaria no custeio da operação da sede”, afirma Luiz Vilarinho, sócio-diretor da Tetra Brazil Soccer.
Caso haja sucesso no plano de trazer a Taça BH para Juiz de Fora, a cidade receberia uma chave composta por três clubes brasileiros (sendo uma equipe carioca) e uma estrangeira, além do Uberabinha/UFJF.