Justiça manda liberar FGTS para demitidos
Os funcionários que foram demitidos pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário (FHU) e estão há 60 dias sem receber o último salário, referente a outubro, além do acerto da rescisão, ganharam na Justiça o direito de sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ter acesso ao seguro-desemprego. A informação é do presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Serv Saúde), Anderson Stehling. Agora, os trabalhadores aguardam a liberação do parecer para que possam ter acesso ao dinheiro. “Mas o processo continua em andamento para que os trabalhadores recebam o último salário que não foi pago, além de multa e danos morais.”
[Relaciondas_post]
Preocupado com as contas atrasadas, o ex-assistente de finanças do HU Kelmer da Silva conta que não conseguiu fazer o pedido de seguro-desemprego ainda porque sua carteira de trabalho está presa com a instituição. “Somos cerca de 40 famílias sem receber. Tem gente que já teve a água cortada. Há creche ameaçando tirar criança. Vamos começar o ano novo cheio de dívidas. E ainda tem gente que está de aviso prévio no hospital. Com certeza, eles também não irão conseguir receber.”
Não somente os ex-funcionários enfrentam dificuldades. Os 220 trabalhadores terceirizados que continuam na instituição ainda não receberam o salário referente a novembro e nem a primeira parcela do décimo terceiro. Eles ameaçam entrar novamente em greve hoje, conforme Stehling. “Desde dezembro do ano passado que a Fundação HU vem atrasando constantemente o salário desses servidores.”
A Fundação HU informou que, apesar da indicação de que os repasses financeiros do HU seriam disponibilizados entre 30 de novembro e 3 de dezembro, os recursos não chegaram. Assim, a unidade estaria impossibilitada de realizar os pagamentos. A fundação ainda acrescenta que o décimo terceiro também depende desses repasses.









