Educar para prevenir o Diabetes

Por Guilherme Ovídio

15/11/2018 às 16h21

Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, esse número está crescendo. Por isso, o programa Vida Saudável Plasc promoveu várias ações no dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV), que divulga a campanha “Novembro Diabetes Azul – sua visão em foco”, já que a doença pode causar complicações nos olhos.

Houve uma Feira da Saúde na Praça da Santa Casa, de 9h as 13h, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação do pé diabético, com o exame monofilamento. Também foi realizado exame de fundo de olho. Um profissional da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde que esteve no local para orientar os pacientes que precisam de acompanhamento ou atendimento especializado na rede SUS.

À tarde, a partir das 14h, no Salão Nobre do hospital, aconteceu duas palestras, abertas à comunidade: “Diabetes: Conhecer para cuidar” com Dr. Maicon Almeida Bressan, Clínico Geral; Eliziete Oliveira Costa, enfermeira; Adriana Veiga, psicóloga; Sarah Silva Santos, fisioterapeuta e Mariane Ricon, Nutricionista.

Fotos Guilherme Ovídio

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.