Ford vende fábrica fechada em Taubaté para construtora São José

A Ford concluiu a venda da fábrica fechada em Taubaté para a construtora São José Desenvolvimento Imobiliário. Com a venda concluída, o imóvel de 830 mil metros quadrados será ocupado para atividades industriais do grupo Vicunha-CSN.


Por Diário Momento

29/04/2023 às 15h43

A Ford concluiu a venda da fábrica fechada em Taubaté, no interior paulista, para a construtora São José Desenvolvimento Imobiliário. O acordo foi anunciado um ano atrás, porém dependia de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), além de um processo de diligência e outros trâmites, para ser finalizado.

Antes de decidir fechar suas fábricas no Brasil em janeiro de 2021, a Ford produzia motores em Taubaté. Agora, segundo informação divulgada pela montadora, o imóvel de 830 mil metros quadrados será ocupado para atividades industriais do grupo Vicunha-CSN, que fechou acordo com a São José.

Com a venda concluída, a Ford segue negociando com a montadora chinesa BYD a venda da fábrica de Camaçari, na Bahia, onde produzia o utilitário esportivo EcoSport.

Hoje, os veículos da marca vendidos no mercado brasileiro são importados, principalmente, de fábricas da Argentina, México e Uruguai. A montadora também fatura com serviços prestados por seu centro de tecnologia em Camaçari, perto de onde ficava a fábrica, no desenvolvimento dos carros produzidos pela marca no mundo.

Com a venda da fábrica em Taubaté, a construtora São José Desenvolvimento Imobiliário planeja ocupar o imóvel com atividades industriais do grupo Vicunha-CSN. É uma mudança significativa na paisagem industrial da cidade e um exemplo de como a venda de fábricas pode ter um impacto positivo para outras indústrias que buscam expandir suas atividades.

Em resumo, a Ford concluiu a venda da fábrica em Taubaté, abrindo espaço para atividades industriais do grupo Vicunha-CSN e marcando um novo capítulo na história industrial da cidade.