Fiação solta gera riscos no Estrela Sul
Problema dificulta a locomoção e gera riscos de choques elétricos para quem transita pelo lugar
A reportagem da Tribuna registrou parte da fiação solta, na altura dos pedestres, na Alameda Pássaros da Polônia, próximo ao número 126, no Bairro Estrela Sul, Zona Sul de Juiz de Fora. Conforme visto na foto, a fiação alcança os pedestres e está na direção do meio-fio. Alguns, inclusive, estão encostando no chão. O problema é mais grave considerando que trata-se de um ponto de ônibus. Uma parte da fiação também está enrolada em uma árvore para evitar acidentes, mas o problema está dificultando a locomoção de pedestres e usuários de ônibus e pode gerar riscos de choques elétricos para quem transita pelo lugar.
Procurada, a Cemig informa que a responsabilidade pela manutenção dos cabos de telecomunicações, bem como a respectiva retirada desse tipo de fiação em desuso – inclusive quanto aos custos -, é das empresas que atuam em atividades desta natureza, conforme as normas técnicas da companhia e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além disso, a companhia afirma que, como detentora da infraestrutura, notifica as empresas para regularizar o cabeamento quando recebe denúncia ou quando faz intervenção na rede, como a troca de postes. Também foi esclarecido que, com exceção de situações emergenciais ou no caso de risco, os colaboradores da Cemig não têm autorização para fazer intervenções na fiação das empresas de processamento de dados (telefone, internet e TV a cabo).
Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].
*Estagiária sob supervisão da editora Rafaela Carvalho