Vale do Ipê
É verdade que a mobilização dos moradores trouxe à luz as incongruências e os malefícios dos projetos da Inter Construtora nos bairros Vina del Mar (três torres de 17 e 21 andares) e no Vale do Ipê (seis torres de 21 andares). No Vale do Ipê, tal projeto foi percebido como um descalabro e, caso autorizado, como uma irresponsabilidade dos poderes públicos, sabedores que são dos danos irreversíveis que tal construção traria à área do entorno do Vale do Ipê, abrangendo os bairros Democrata e Mariano Procópio, principalmente.
O que fizemos foi publicizar a pretensão criminosa de instalação de um empreendimento de grande porte em meio a bairros tradicionais da cidade, numa área exclusiva de residências unifamiliares e onde a topografia, o meio ambiente e a precariedade da infraestrutura urbana da área jamais a suportariam, o que levaria, fatalmente, a um desastre ambiental e social na região.
O debate nos bairros da Cidade Alta e no Vale do Ipê e a posterior audiência pública do último dia 21 de maio inflamaram toda a cidade, que se vê ameaçada pelos problemas desses megaempreendimentos em vários outros bairros. Por isso, dizer que a desistência da construtora teria causado a retirada de empregos é desviar o foco do problema para seu lado mais débil. Até porque a nossa mobilização não foi a única responsável pelo recuo da construtora. Outras questões relativas ao custo da obra foram colocadas pelo representante da Inter Construtora em reunião com a SPM do Vale do Ipê. Nessa reunião, o sr. Neilson frisou a importância de se votar leis que estabeleçam regras claras para orientarem os empreendedores que possam concorrer, em igualdade de condições, à incorporação de áreas disponíveis para a construção civil em Juiz de Fora.
Este espaço é livre para a circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 40 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.