Resposta ao artigo de José Eloy dos Santos Cardoso
A SPE – Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata, buscando contínua transparência à sociedade e aos usuários do Aeroporto Presidente Itamar Franco sobre a administração deste aeroporto e usando de seu direito de resposta, vem prestar esclarecimentos acerca das informações veiculadas no dia 14 de abril de 2016 neste conceituado jornal, em um artigo intitulado “Imbróglios do Aeroporto Itamar Franco”, na coluna “Artigo do dia”.
A partir do momento em que formalizamos o contrato de operação e exploração comercial do Aeroporto Presidente Itamar Franco com o Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Transportes e Obras Públicas, nosso compromisso de alavancar o crescimento deste aeroporto e de proporcionar o desenvolvimento da região vem se concretizando.
Em 2015, o primeiro ano de nossa gestão, o número de passageiros cresceu, em média, 38% em relação ao ano de 2014, reflexo do aumento do número de voos diários neste aeroporto, bem como operações com aeronaves a jato, com maior capacidade para passageiros. Ainda, somaram-se às operações da Azul Linhas Aéreas as novas operações da Gol Linhas Aéreas, logo no início do segundo trimestre de nossa gestão.
Além disso, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, em relação ao número de passageiros, comparando com os demais aeroportos do Estado de Minas Gerais, o Aeroporto Presidente Itamar Franco saltou da sétima para a quinta posição, solidificando sua importância no cenário regional e estadual.
Esclarecemos ainda que, conforme veiculado na própria Tribuna, em 30 de março de 2016, “com 55% do cronograma de intervenções executados, a via (de acesso do aeroporto à rodovia BR-040) deve ser concluída no fim deste ano”, o que significa mais um incentivo às operações deste aeroporto, fomentando as operações com cargas.
Diante deste cenário, a empresa se posiciona de forma otimista em relação ao futuro deste aeroporto e, categoricamente, não identifica nenhuma espécie de “fracasso” de suas operações, conforme sugerido no referido artigo. Sendo assim, reafirmamos nosso compromisso com a Zona da Mata de manter nossos maiores esforços a fim de contribuir para o desenvolvimento da região, proporcionando meios para que o Aeroporto Presidente Itamar Franco seja uma das alavancas deste desenvolvimento.