Vote consciente!

“Prezado eleitor brasileiro, o futuro do seu município está nas suas mãos. Seja inteligente!”


Por Sérgio Lopes, Jornalista

18/06/2024 às 06h00

As eleições municipais do Brasil, em 2024, acontecerão nos dias 6 e 27 de outubro (segundo turno). Em todos os municípios do país, os eleitores terão oportunidade de escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

O que eles fizeram pela sua cidade nos últimos quatro anos? Você pode votar neles novamente? Aprovaram ou aprovam projetos relevantes para a população? Só pensam em ganhar dinheiro? Eles merecem ser reeleitos?

Vários ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e ex-vereadores querem novo mandato. Alguns comandaram prefeituras e câmaras, porém, fizeram gestões ruins, tomaram medidas arbitrárias, perseguiram servidores efetivos competentes, contrataram servidores desqualificados e incompetentes, agiram com ineficiência na prestação de serviços públicos. Além disso, tiveram gastos exorbitantes, não atenderam às necessidades básicas da comunidade. Eles são dignos de ganhar seu voto? Muitos eleitores ainda trocam votos por promessa de emprego, dinheiro, churrasco, engradado de cerveja, camisa de time de futebol, saco de cimento, caminhão de areia e brita.

Diante desta realidade, determinados políticos devem abandonar a carreira imediatamente. Ademais, outros fazem trabalho sério e deveriam ser reeleitos. Há também os que nunca tiveram oportunidade de assumir cargo político e apresentam projetos viáveis para o desenvolvimento do município.

Em conclusão, muitos dos que já tiveram com a caneta na mão não fizeram nada pela cidade natal. Nos dias atuais, eles não têm credibilidade, adoram intrigas, fazem alianças com homens públicos detestados pelo povo, criticam as gestões atuais… Os que não exercem mais os postos (prefeito, vice-prefeito, vereador) também estão loucos para reassumirem os cargos. Desejam privilégios, mordomias, regalias para os puxa-sacos, os amigos, os correligionários, sobretudo, a parentela (esposo, esposa, filho, filha, neto, neta, genro, nora, primo, prima, cunhado, cunhada, irmão, irmã…). Pasmem, até mesmo para os amigos e as amigas dos filhos e dos netos.

Prezado eleitor brasileiro, o futuro do seu município está nas suas mãos. Seja inteligente! Não ouça os políticos demagogos! Faça a escolha correta! Vote consciente! Basta de oportunistas na política brasileira!

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.