A Raymundo Paulo Hargreaves
Ontem, 11 de agosto de 2012, Raymundo Paulo Hargreaves estaria completando 101 anos. Juiz de Fora não deve esquecer o que ele representou para nossa comunidade.
Darei aqui o meu testemunho: fomos eleitos, em 1966, vereadores à Câmara Municipal. Hargreaves foi vereador por três mandatos, dedicando sua vida à família e à coletividade. Foi casado, em primeiras núpcias, com Maria Ferreira Marques e deixou os filhos Mary Ângela, Henrique Eduardo, Roberto e Ruth Maria. Em segundas núpcias, foi casado com Lucy Figueiredo, que o fez muito feliz nos últimos anos de sua vida.
Hargreaves, muito jovem, já se preocupava com o futuro. Na Academia de Comércio, fez o curso de contabilidade, foi professor de matemática e preparou alunos que ingressavam no Banco do Brasil e no Banco de Crédito Real. Por muitos anos, cuidou de idosos na Casa de Saúde de Santa Marta, hoje Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, no bairro Linhares, onde também residia.
Graças ao seu trabalho, o bairro Linhares conta hoje com creche, grupo escolar, ginásio e um acesso retificado e asfaltado que o liga ao Centro da cidade. O ginásio foi edificado com verba que Hargreaves recebeu de uma entidade alemã, através de um trabalho que ele fez junto ao deputado alemão Herman Gorgen.
Hargreaves foi líder do MDB e líder dos Governos Itamar Franco e Saulo Pinto Moreira. Era com muito ardor que defendia os projetos que o Executivo enviava à Câmara. Dada a sua inteligência, sagacidade, honestidade e visão futura, era respeitado até mesmo pelos adversários políticos, e, muitas vezes, até convocado para auxiliar nos problemas dos municípios vizinhos, pois todos viam no seu trabalho o desejo de bem servir.
Winston Churchil disse uma vez que a diferença entre um estadista e um demagogo é que este decide pensando nas próximas eleições, enquanto aquele decide pensando nas próximas gerações.
Raymundo Paulo Hargreaves foi um estadista. Que hoje ele receba, onde quer que esteja, o nosso muito obrigado pelo que foi e fez, e que as futuras gerações se mirem nos exemplos deixados por ele.










