Voto e responsabilidade das escolhas


Por Professora Maria Aparecida de Oliveira Corrêa, Presidente do Comitê de Cidadania

07/10/2018 às 07h00- Atualizada 08/10/2018 às 16h36

É chegado o momento de se fazer a escolha dos políticos que participarão das decisões sobre os destinos do nosso país. É um tempo de muita responsabilidade e, por isso, é preciso refletir para não errar nas escolhas. Não se deve escolher levados pela emoção e nem deixar de fazer uma pesquisa a respeito da vida pregressa de cada candidato e de sua atuação na vida política. Saber se o principal objetivo é a busca do bem-estar do povo, ou se ele quer participar da política para satisfazer projetos pessoais ou de determinado grupo, em prejuízo da maioria, aqueles sem voz e sem vez. É fundamental também o posterior acompanhamento do trabalho dos eleitos, para verificar se estão cumprindo o que se propuseram fazer. Sabe-se que esse acompanhamento é difícil e trabalhoso, mas o eleitor pode pesquisar e participar de grupos de controle social.

Em Juiz de Fora, temos o Comitê de Cidadania, que se reúne nas segundas quartas-feiras do mês, às 19h, em sala anexa à Catedral Metropolitana. O comitê atua acompanhando o trabalho dos vereadores da Câmara Municipal porque, apesar de observar a política no âmbito global e nacional, é mais viável agir em âmbito local. Os vereadores são eleitos para cumprir, em nome do povo, as funções de fazer leis que promovam o bem-estar de todos e para fiscalizar as ações do Poder Executivo local.

O Comitê de Cidadania, em suas publicações, divulga a atuação e os gastos dos vereadores. Não expõe julgamentos. Informa o trabalho que está sendo feito por eles, utiliza dados fidedignos extraídos do Portal de Transparência e incentiva o exercício da cidadania. Não quer desmerecer a atuação política de nenhum vereador. O julgamento do trabalho legislativo caberá a cada cidadão.
Prezado leitor, junte-se ao Comitê de Cidadania! Venha acrescentar qualidade a este trabalho. Não se muda o mundo sentado no sofá, apenas reclamando. Toda contribuição e participação serão bem-vindas. O Comitê de Cidadania- CAJP/JF espera por você!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.