Aproveitando a encarnação
“Essa programação divina engendra nosso percurso na na vida física para que progridamos”
Nossa passagem pelo planeta Terra, através das reencarnações sucessivas, reveste-se de muitos cuidados do mundo espiritual superior. Essa programação divina engendra nosso percurso na na vida física para que progridamos. O local no qual nascemos, nosso corpo e família são, cuidadosamente, escolhidos e preparados para nossa vinda. Tudo feito para que vençamos a nos mesmos, fazendo-nos crescer, adquirindo valores imperecíveis em moralidade e sabedoria.
Deus em sua infinita bondade, sabedoria, justeza e misericórdia nos concede, nessa empreitada, um espírito protetor para que o amparo se dê diuturnamente. Ciosos dessas verdades é importante que nos liguemos a ele, através da vigilância e oração, estreitando esse intercâmbio divino, evitando os desvios da estrada do progresso. Espíritos ainda imperfeitos, é preciso que nos conheçamos bem, enxergando nossos maiores defeitos, para vencermos as tentações que jazem incrustadas no interior de nossas almas.
Dar-lhes alimento, através do pensamento e condutas viciadas, encerra perigoso ciclo de enganos, onde erro e consequente sofrimento se sucederão, lamentavelmente. Não nos esqueçamos das leis que regem o universo e atentemo-nos para a lei de causa e efeito, inexorável. O estudo da Doutrina dos Espíritos insere proveitoso recurso para entendimento da vida, compreensão da razão do sofrimento, conferindo-nos resiliência ativa frente às provações e processos expiatórios, muitas vezes solicitados por nós mesmos.
Não nos esqueçamos de que no mundo espiritual, enquanto desencarnados, sem o véu da materialidade, temos pleno conhecimento de nossas maiores necessidades evolutivas e, por vezes, pedimos por processos reparativos, fazendo sorrir quem fizemos chorar, amparando a quem desencaminhamos, vivências que nos façam vencer o orgulho, a vaidade e o egoísmo. Recursos, como leituras edificantes, meditação e prática do bem sempre nos favorecerão nessa rota evolutiva.
Lembremo-nos de Jesus: “conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Cuidemos porém, para que o mundo não nos distraia com seus valores efêmeros e traiçoeiros. Atentemo-nos para esse mesmo mundo, pois costuma aplaudir enganos que poderão nos conduzir à bancarrota espiritual. E a moral do Cristo é uma só. Suas verdades jazem no interior de nossas almas, visto que somos criações de Deus. Nossa consciência nos confere esse discernimento, auxiliando-nos na escolha do caminho certo.
Aproveitemos o precioso tempo que a vida nos confere. Trilhemos o caminho de Nosso melhor amigo, melhor médico, melhor advogado, irmão maior que é Jesus. Sintonizemo-nos com Ele, através de nosso pensamento e atitudes. E a felicidade nos alcançará, através da consciência tranquila, do trabalho digno e do progresso.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para a seção serão recebidos por e-mail ([email protected]). Para a versão impressa devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.