Valor em saúde, resultados e sustentabilidade


Por Hugo Borges, presidente da Unimed Juiz de Fora

04/04/2019 às 06h50- Atualizada 04/04/2019 às 07h10

O Brasil experimenta um cenário de crescimento acelerado da concorrência na saúde suplementar com a concentração de mercado e o ingresso substancial de capital externo. É um processo que contribui fortemente para a mercantilização da Medicina e cabe a nós, médicos, ficarmos atentos, defensores que somos das boas práticas e da humanização. Contraditoriamente à chegada de novos recursos, o exercício profissional está mais difícil do que nunca, sobretudo, pela precariedade das condições de trabalho decorrente do histórico descaso do Estado com a saúde das pessoas.

Como cooperativa de médicos, a Unimed Juiz de Fora segue com sua estratégia bem definida de posicionamento no mercado, equilibrada em três grandes vetores de desenvolvimento: sustentabilidade, entrega de valor em saúde e resultados operacionais. Cada vez mais no universo empresarial, e notadamente no segmento da saúde, é necessário ter um horizonte de longo prazo, para que os propósitos de valorização do trabalho e da entrega de Medicina humanizada não sejam prejudicados por distorções de curto prazo que afetam o compromisso com a sustentabilidade.

É o que faz o Sistema Nacional Unimed, maior complexo cooperativo de saúde do mundo, que conta atualmente com 345 cooperativas, 17 milhões de beneficiários, centenas de estruturas para prestação de serviços, como unidades de pronto-atendimento, laboratórios, serviços de imagem e 120 hospitais próprios (maior rede de hospitais privados do país), que cobrem 84% do território nacional. Embora cada Unimed tenha autonomia em sua gestão, a unicidade do Sistema é garantida pela atuação da Unimed do Brasil, que nos exige o compromisso de sermos referência para o segmento de saúde.

Comprometidos com a sustentabilidade do Sistema, os vetores estratégicos da Unimed Juiz de Fora seguem pautados na geração de valor para o cliente centrada na segurança e na qualidade assistencial, assim como na busca de resultados operacionais que direta e indiretamente são sempre revertidos aos médicos cooperados – desde a remuneração do ato médico, passando pela constituição de patrimônio e pela oferta das melhores condições de trabalho.

O marco mais recente dessa estratégia é representado pela construção do Hospital Unimed, patrimônio de todos os 1.500 médicos cooperados e abrigo seguro para os milhares de clientes de Juiz de Fora, da Zona da Mata e de seu entorno. Entregar valor em saúde com resultados consistentes em todas as dimensões – assistencial, econômico-financeira, operacional e ambiental -, para garantir a perenidade da organização, é muito mais que permanecer no topo da reputação conquistada. É um compromisso com a sustentabilidade de um amplo ecossistema que cuida do bem mais precioso de qualquer indivíduo: a saúde.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.