FONTES DE RISCO
Má conservação dos locais e falta de conscientização da população são combinações perfeitas para pontos de alagamento que se acentuam neste período de chuvas intensas. A Tribuna foi às ruas e encontrou bueiros com problemas de manutenção e muito lixo jogado por populares, mesmo em áreas onde há equipamentos urbanos para o seu recolhimento. De acordo com a secretaria de Obras, o volume de lixo recolhido, como garrafas PET, restos de material de construção, sacolas plásticas, entre outros, chega a encher a caçamba de um caminhão todos os dias. Trata-se de uma questão grave, pois só será mudada com campanhas de esclarecimento para quem desconhece as mínimas regras de descarte, preferindo o modo simples de jogar seus entulhos na calçada ou em terrenos baldios.
O problema, porém, não se esgota nas enchentes. Na campanha contra a proliferação do mosquito da dengue, uma das preocupações dos agentes de saúde é alertar para o lixo acumulado. Como a doença entra, agora, na sua fase mais crítica, é preciso ficar atento a esse detalhe. Nesse aspecto, ao poder público cabe, mesmo já realizando, ampliar as campanhas de mobilização, a fim de atrair o maior número possível de pessoas que devem agir como multiplicadores da informação. A dengue, mesmo com a redução das ocorrências em Juiz de Fora, continua sendo um caso de saúde pública e só será vencida se a comunidade participar.
Juiz de Fora tem um problema grave que se torna cada vez mais crítico com o crescimento da cidade. Trata-se da mistura da rede de águas pluviais com a rede de esgoto. Construído no início do século passado, o sistema espalhou-se pela malha urbana, e fazer a separação, hoje, é uma demanda de alto custo, que deveria começar pelas novas construções. Com a massificação das construções coletivas, a rede de esgoto combinada com a das chuvas tornou-se problemática, induzindo, inclusive, a refluxos, comuns nas regiões mais baixas. A separação das redes, a manutenção dos bueiros e a conscientização comunitária seriam fundamentais para, pelo menos, reduzir os cenários de alagamentos que tantos danos causam à própria população.










