Igreja na COP30
“A Igreja no Brasil estará ativamente envolvida na COP30”

Veja mais da Tribuna no Google
Adicione a Tribuna de Minas como fonte preferencial para ver mais do nosso conteúdo na Pesquisa Google.
Adicionar Tribuna de MinasA Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, também chamada de COP30 será a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, a presença da Igreja neste processo está em continuidade com sua Doutrina Social, que desde a encíclica Pacem In Terris (1963) de São João XXII e a Populorum Progressio (1967) de São Paulo VI, que insiste na promoção da justiça, da paz e do bem comum, reconhecendo que a proteção ambiental é um imperativo moral. Esse compromisso se fundamenta na longa tradição do Magistério da Igreja em defesa da criação, que reconhece a íntima ligação entre a crise socioambiental e a dignidade humana.
?Mais recentemente, a Encíclica Laudato Si’ (2015), do Papa Francisco, afirmou com clareza que “tudo está interligado” (LS, 91) e fez um apelo a todas as pessoas de boa vontade para um “cuidado responsável da criação” (LS, 236), propondo uma ecologia integral como caminho para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos contemporâneos.
Na Exortação Apostólica Laudate Deum (2023), Francisco reforçou a urgência de ações concretas e eficazes frente à crise climática, advertindo sobre a insuficiência dos compromissos globais assumidos até agora e convocando uma “mudança decisiva, que envolva todos” (LD, 60). Neste documento, o Papa Francisco também destacou a necessidade de participação ativa nas instâncias internacionais, como as Conferências das Partes (COP), como expressão de responsabilidade ética e espiritual.
Não é a primeira vez que a Igreja participa de uma conferência sobre o clima. Um exemplo disso foi a incidência dos católicos que contribuíram para que o Acordo de Paris fosse possível, seja através da incidência direta de líderes religiosos, ou de organizações que tem larga atuação no tema, como a Franciscans International, Eco Jesuits, Laudato Si’ Movement, Caritas Internationalis entre outras.
Por isso, a Igreja no Brasil estará ativamente envolvida na COP30, com o objetivo de dar testemunho público da fé cristã, promovendo a Ecologia Integral, em defesa da vida e da Casa Comum. Isso expressa sua fidelidade ao Evangelho, seu compromisso com a justiça socioambiental e sua missão de ser “voz profética” em defesa dos pobres e da criação.
A “Igreja Rumo à COP30: articulação por Ecologia Integral e Justiça Climática” é uma plataforma de ação que congrega em sua coordenação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Conferência dos Religiosos do Brasil, o Movimento Laudato Si’, a Cáritas Brasileira e a Rede Eclesial Pan-Amazônica – Brasil. Inspirada na Encíclica Laudato Si’, essa articulação reúne instituições, comunidades e lideranças que querem fazer a diferença – com coragem, esperança e compromisso com a Casa Comum.
Para acompanhar a presença da igreja na COP30, a CNBB montou o site onde são divulgados boletins e artigos mensalmente.
Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.









