Mais cidades decretam situação de emergência na região
Número de municípios com desastres relacionados as chuvas subiu para 196 em MG
Entre quinta e esta sexta-feira (31), mais 95 municípios mineiros decretaram situação de emergência. Com a atualização feita pela Defesa Civil do Estado, subiu para 196 o número de cidades com desastres relacionados as chuvas. Entre as cidade da Zona da Mata incluídas na lista, estão Tocantins, Viçosa, Visconde do Rio Branco, Santa Margarida e Muriaé. Sendo que o último decretou também situação de calamidade pública.
LEIA MAIS: Municípios da região atingidos pelas chuvas cancelam carnaval
De acordo com o boletim da Defesa Civil, 55 pessoas morreram e 68 ficaram feridas em decorrência das chuvas em Minas entre o dia 24 e 30 de janeiro deste ano. No mesmo período, a pasta contabilizou 53.705 desabrigados,45.284 desalojados e uma pessoa está desaparecida. O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quinta-feira a liberação de R$ 892 milhões em recursos federais para ações de reconstrução da infraestrutura em municípios atingidos pelas fortes chuvas que ocorrem na região Sudeste há mais de uma semana, principalmente em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro.
O anúncio foi feito em Belo Horizonte, após o presidente se reunir com ministros e o governador do estado, Romeu Zema. Eles fizeram um sobrevoo sobre algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas. Os recursos serão liberados por meio de medida provisória, que abre um crédito extraordinário em favor do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).