Homem recebe multa superior a R$ 8.500 por manter pássaros em cativeiro

As aves, de espécies nativas e protegidas por lei, foram encaminhadas para avaliação de veterinários


Por Sandra Zanella

28/09/2024 às 15h39

passaros cativeiro by pm meio ambiente editada
(Foto: Divulgação/Polícia Militar de Meio Ambiente)

Um homem, de idade não informada, foi multado em R$ 8.711,50 por manter ilegalmente quatro pássaros silvestres em cativeiro no município de Muriaé, a cerca de 160 quilômetros de Juiz de Fora.

De acordo com a Polícia Militar de Meio Ambiente, durante a fiscalização, os policiais encontraram as aves sem a devida autorização ambiental. “Os pássaros apreendidos são de espécies nativas e protegidas por lei, cujo comércio e posse sem licença são proibidos pela legislação ambiental brasileira.”

A investida faz parte de uma operação contínua da PM de Meio Ambiente para combater crimes contra a fauna silvestre e proteger a biodiversidade local.

O responsável pela captura e manutenção dos animais foi autuado em flagrante, e as aves foram encaminhadas para avaliação de veterinários especializados. Ainda conforme a corporação, após os cuidados necessários, os pássaros serão devolvidos à natureza, mediante os protocolos de reabilitação e soltura.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.