Concer resgata lobo-guará atropelado na BR-040
Animal foi tratado em uma clínica veterinária de Juiz de Fora e devolvido à natureza
Equipes da Concer e do Instituto Chico Mendes devolveram à mata um lobo-guará que havia sido resgatado após ser atropelado na BR-040, na altura de Itaipava (RJ). De acordo com a concessionária, o animal silvestre foi visto ferido por um motorista que passava pela rodovia, altura do Km 61, no último domingo (23). Ele acionou via telefone a Concer.
O lobo foi resgatado por uma equipe da concessionária e levado para um hospital veterinário de Juiz de Fora, unidade conveniada com a concessionária, e foi tratado até a quarta-feira (26). Da clínica, o animal foi transportado e solto em uma área de preservação indicada pelo Instituto Chico Mendes, que acompanhou todo o processo.
Desde 2006, a Concer desenvolve o programa “Caminhos da Fauna”, que faz o resgate de animais feridos e em risco que são encontrados às margens da rodovia. A concessionária mantém uma equipe dedicada ao monitoramento da fauna como forma de mitigar e prevenir os atropelamentos de animais silvestres na BR-040.
Já foram resgatados e tratados tucanos, gaviões e outros bichos. Antes do lobo-guará, o último resgate havia sido feito em abril, de um bicho-preguiça. O animal foi localizado em situação de risco na altura do km 85, na subida da Serra de Petrópolis, e devolvida à mata.