Possibilidade de chuva de granizo com tempestade deixa municípios da região em alerta nesta sexta; veja lista

Ao todo, são 179 municípios do estado sob aviso de risco de chuva de granizo


Por Pedro Moysés

27/09/2024 às 16h46

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta para o risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou de até 50 milímetros/dia, com ventos intensos que podem chegar aos 60 quilômetros por hora, e possibilidade de tempestade com queda de granizo. O aviso é válido ao longo desta sexta-feira (27). Apesar do alerta, é baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Ao todo, são 179 municípios mineiros listados no aviso, entre eles 20 estão região de Juiz de Fora, sendo cinco na Zona da Mata e 15 no Campo das Vertentes.

Zona da Mata

Lima Duarte
Olaria
Rio Preto
Santa Bárbara do Monte Verde
Santa Rita de Jacutinga

Campo das Vertentes

Carrancas
Conceição da Barra de Minas
Ijaci
Ingaí
Itumirim
Itutinga
Lavras
Luminárias
Madre de Deus de Minas
Nepomuceno
Nazareno
Piedade do Rio Grande
Ribeirão Vermelho
Santana do Garambéu
São João del-Rei

Junto ao aviso, o Inmet publicou também uma lista de instruções para a população desses municípios.

Instruções

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
  • Em caso de dúvidas, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.