Geada durante madrugada muda cenário de Ibitipoca

Distrito de Lima Duarte teve sensação térmica de 3 graus, acompanhando frio intenso da região


Por Gabriel Silva, estagiário sob supervisão do editor Wendell Guiducci

27/05/2020 às 12h16

ibitipoca3 ibitipoca2 ibitipoca1 ibitipoca7 ibitipoca-4 ibitipoca5 ibitipoca6
<
>
(Foto: Terezinha de Fátima)

O distrito de Conceição do Ibitipoca, em Lima Duarte, tem como característica o frio intenso durante determinadas épocas do ano. No final da madrugada desta quarta-feira (27), no entanto, os moradores do distrito enfrentaram temperaturas ainda mais rigorosas do que o comum. A geada mudou o cenário da região, com flocos de gelo se misturando à vegetação.

“Hoje (quarta-feira), levantei às 5h, me encapotei toda e saí caminhando e admirando o milagre da natureza. O congelamento se dá com os primeiros raios do Sol”, relata a moradora Edna Gomes, que aproveitou a paisagem diferente para fazer diversos registros e renovar as publicações nas redes sociais. As diversas folhas cobertas com flocos de gelo foram destaque sob a lente da moradora.

Conforme Edna, um aplicativo de smartphone apontava para 4 graus, por volta das 6h da manhã, com sensação térmica de 3 graus no mesmo horário. O aprendizado de anos visitando Ibitipoca, antes de estabelecer-se no distrito em 2012, foi útil para se preparar para a madrugada fria que viria. “Ontem à noite, observando o céu – (como) aprendi com os locais -, achei que teria geada ao amanhecer. Muitas vezes, congela todo o campo gramado. Caso a temperatura se mantenha a 4 graus ou menos, a geada será igual ou mais intensa ao longo da semana”, projeta.

O frio intenso foi semelhante ao observado em Juiz de Fora, onde a sensação térmica chegou aos mesmos 3 graus, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda de acordo com o Inmet, a incursão do ar frio atingirá todas as regiões do estado, causando grandes amplitudes térmicas e sensação de frio intenso. Na Zona da Mata, as temperaturas devem variar entre 7 e 25 graus.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.